quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Retendo a ira

Retendo a ira

“A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão.” (Provérbios 19:11)

A ira ou a raiva é algo próprio da nossa natureza humana, alguns, porém, são mais coléricos, se aborrecem com facilidade, tem dificuldade para lidar com o estresse e acabam sofrendo uma série de consequências por conta disto. No entanto, a Palavra de Deus nos dá aqui o segredo para reter, ou seja, para conter a nossa ira, a raiva só poderá ser contida com prudência, prudência esta que só obteremos através do conhecimento e da pratica da vontade de Deus.
Aquele que conhece os ensinamentos do Senhor sabe que precisa lidar melhor com as suas emoções do que os incrédulos. Sabe que precisa ter uma habilidade maior para lidar com as suas palavras, com a maneira como se comunica: “A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia.” (Provérbios 15:2). “O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más.” (Provérbios 15:28).
O que conhece a Deus sabe que é “glória sua o passar por cima da transgressão”, que vale a pena deixar pra lá, esquecer a ofensa. Afinal de contas, é muito melhor ser calmo do que ser valente: “Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.” (Provérbios 16:32). Por isto a bíblia nos orienta a não termos pressa nenhuma para nos irarmos: “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” (Tiago 1:19).
Por mais que a nossa carne peça para que nós fiquemos nervosos, não vamos nos esquecer que nós já não obedecemos mais a ela!

Buscando andar em mansidão, retendo toda ira, sabendo que os mansos herdarão a terra.

Sidone Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário