quarta-feira, 14 de novembro de 2018

As consequências do pecado


As consequências do pecado

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6:7)
Enquanto vivemos neste mundo, estamos em processo de santificação e não em estado de santidade. Portanto, a bíblia admite a possibilidade de nós pecarmos e diz que se isto acontecer temos no Senhor Jesus um advogado para interceder por nós junto ao Pai (1 João 2:1). Porém, a bíblia também nos adverte para a realidade de que muitas vezes mesmo tendo alcançado arrependimento e o perdão de Deus, teremos que arcar com as consequências dos nossos pecados.
Acredito que o melhor exemplo que podemos encontrar na bíblia de alguém que sofreu muito pelas consequências do pecado é o de Davi (2 Samuel 12:7-12). Davi foi considerado pelo Senhor como um homem segundo o seu coração, ele era justo, temia a Deus e tinha um relacionamento maravilhoso com Ele. Porém, em algum momento de sua vida Davi se esqueceu da vigilância e embarcou em um pecado terrível, um adultério que levou a um assassinato. Graças à comunhão que Davi tinha antes com o Senhor, ele alcançou arrependimento e perdão, mas as consequências deste pecado o seguiram para o resto de sua vida.
O pecado é muito traiçoeiro, ele oferece prazer a nossa carne e por isto se faz parecer um caminho muito bom que procura nos fazer ignorar que o seu destino é a morte (Provérbios 14:12). Por conta da longanimidade e misericórdia de Deus, que geralmente demora a nos castigar pelos nossos pecados, corremos o risco de achar que nunca haverá consequências e permanecermos no erro. Isto aconteceu com Sansão, que depois de brincar por um bom tempo com o pecado se surpreendeu quando percebeu que o Senhor já não estava mais com ele (Juízes 16:20).
Note bem o que diz o versículo que tomamos como base: “não erreis”, outras versões dizem: “não  vos enganeis”, não podemos cometer o erro de nos enganarmos a nós mesmos imaginando que por ser misericordioso o Senhor deixará em pune os nossos pecados. Embora seja misericordioso o Senhor também é justo e fará com que cada um de nós colha exatamente o que plantou. Esta é a lei da semeadura!

Fugindo do pecado, por estar consciente que suas consequências são muito duras.

Sidone Gouveia


Nenhum comentário:

Postar um comentário