quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Resposta branda ou palavra dura?

Resposta branda ou palavra dura?

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Provérbios 15:1)

A resposta para a pergunta do nosso tema é fácil. Vai depender se nós queremos viver em paz ou em guerra. Se usarmos palavras duras, geralmente provocaremos ira nas pessoas e teremos dias cheios de problemas e de confusão. Já a resposta branda acalma o animo do ouvinte e nos permite seguir em paz, esta é sem dúvida a opção mais inteligente.
Vivemos em uma cultura de respostas ríspidas, em que incidentes de transito muito frequentemente terminam em assassinatos que começam com bate-boca. O cristão não pode se deixar contaminar por esta pratica do presente século, ele precisa usar seus lábios com sabedoria, pensando sempre muito bem antes de falar: “O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más.” (Provérbios 15:28).
Geralmente o mau hábito de responder de forma rude e grosseira é ainda mais frequente entre os familiares e as pessoas mais intimas, pessoas que devem ser mais amadas e respeitadas. A ordem da bíblia é que haja sempre uma palavra agradável nos nossos lábios: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” (Colossenses 4:6). Portanto, boa educação ao falar, quer na rua quer em casa, é o mínimo que se espera daquele que anda com Deus.
É verdade que por ser uma questão cultural, não é fácil aprendermos a usar nossos lábios com sabedoria, mas podemos fazer como o salmista, pedir a ajuda do Senhor: “Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.” (Salmos 141:3).

Buscando sabedoria no falar, para não trazer angustias a minha alma e para que da minha boca jorre sempre benção e nunca maldição.

Sidone Gouveia


2 comentários: