sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Namoro cristão: Romantismo sim, sensualidade não! (Esboço para estudo bíblico)


Namoro cristão: Romantismo sim, sensualidade não! (Esboço para estudo bíblico)

Texto base: “E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel.
Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista.
E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.” (Gênesis 29:16-18)

Introdução: O namoro para o cristão precisa ser visto como um tempo para se conhecer e se encantar um pelo outro, portanto deve ser regido pelo romantismo e nunca pela sensualidade, está ultima quando praticada por pessoas que ainda não se casaram é chamada pela bíblia de fornicação e constituísse pecado contra o Senhor (1 Coríntios 6:18). No texto que tomamos como base, vemos que Jacó amou a Raquel e se dispôs a corteja-la a fim de se casar com ela, o seu amor por ela era tão grande que ele se dispôs a trabalhar sete anos somente para poder tela como esposa. Esse é o exemplo que o jovem cristão de hoje deve seguir, ele deve estar disposto a se esforçar para encantar a sua futura esposa, e jamais deve intentar se aproveitar dela.
Vejamos alguns princípios bíblicos que devem ser observados para que o namoro cristão se paute pelo romantismo e não pela sensualidade:

1.      Zele pelo templo do Espirito Santo:
“Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Coríntios 6:18-20)
O cristão deve fugir da fornicação porque é o único pecado que agride o templo do Espirito Santo que é o nosso corpo. Precisamos manter puro o nosso corpo para que o Senhor continue morando em nós. A presença dele é o penhor da nossa salvação, se a perdermos estaremos condenados (Efésios 1:13,14).

2. Tenha sabedoria para fugir da tentação:
“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.” (2 Timóteo 2:22)
A bíblia nos manda enfrentar o diabo (Tiago 4:7), mas quando o assunto é tentação a ordem é fugir. E como os namorados cristãos podem fugir da tentação? Evitando situações que farão com que a carne assuma o controle. Nos seus momentos juntos evitem sempre estar totalmente as sós, se mantenham próximos a outras pessoas. Procurem atividades construtivas para fazerem juntos: Conversem, brinquem, leiam, orem, assistam algo edificante... Jamais dediquem o seu tempo para ficarem se beijando, não há santidade que resista isto! Guardem o beijo para um momento especial, como a hora de se despedir, por exemplo. E que tipo de beijo é este? Um que seja romântico e não sensual.

3. Não se prenda a um julgo desigual:
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14)
Estar com alguém que não tem como o principal objetivo de vida ser fiel ao Senhor (mesmo que está pessoa frequente a igreja), é desobedecer a Palavra, e a Palavra refrete a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável para nós. Se desobedecemos a Palavra de Deus, estamos buscando o sofrimento!

4. Escutem os pais:
“Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe;” (Provérbios 6:20)
Ouvir e acatar as orientações dos pais (principalmente se estes forem tementes a Deus) é algo importantíssimo. Por mais que possa ser difícil para você entender isto hoje, eles tem mais conhecimento e experiência de vida do que você. E além disto, honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa (Efésios 6:2).

5. Firmem o compromisso de se santificarem:
“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação;
Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” (1 Tessalonicenses 4:3-7).
A santificação é a vontade de Deus para nós, para vivermos nesta vontade de Deus não podemos seguir a vontade da carne e nem os padrões do mundo. Se nos aproveitarmos de alguém nesta matéria teremos que prestar contas a Deus.

Conclusão: Para viverem um relacionamento que está dentro da vontade de Deus, os namorados devem se comprometer com a santificação e isto só será possível se escolherem o romantismo e não a sensualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário