sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

O exercício físico para pouco é proveitoso


O exercício físico para pouco é proveitoso

“Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” (1 Timóteo 4:8)

Dizer que o exercício físico para pouco é proveitoso em dias em que andamos tão sedentários, sem dúvida, soa muito estranho. Mas o fato é que tanto nos dias de Paulo, em que as pessoas normalmente só andavam a pé, como hoje que a maioria de nós não se move para quase nada, o exercício físico é realmente de muito pouco proveito, se comparado a piedade. Se a atividade física pode nos proporcionar uma existência de até uns cem anos com maior qualidade de vida, a piedade pode nos garantir uma vida eterna de felicidade na presença de Deus.
E embora a maior recompensa pelo exercício da piedade seja a vida eterna, ela também nos traz muitos benefícios ainda nesta vida. Por isto Paulo diz: “tendo a promessa da vida presente e da que há de vir”. Aquele que atenta para a palavra de Deus, a fim de ter uma vida piedosa, será feliz em tudo o que fizer: “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” (Tiago 1:25).
Na sua primeira carta aos Coríntios, Paulo fala do esforço que os atletas da atividade física fazem para alcançar os seus troféus, e ele diz que isto deve ser para nós um exemplo na nossa busca pelo troféu da piedade: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.” (1 Coríntios 9:24,25).

Buscando o incorruptível prêmio da piedade, nesta vida, e principalmente no porvir.

Sidone Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário