terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Alegrai-vos na esperança


Alegrai-vos na esperança

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;” (Romanos 12:12)

Aqui o Espírito Santo nos fala através de Paulo, de uma fonte de alegria, de gozo e de regozijo que é exclusiva para aqueles que andam com Deus. Nós podemos nos alegrar na simples esperança de receber aquilo que Deus está reservando para nós, sabendo que fiel é aquele que nos prometeu. Por isto o próprio Paulo declarava que estava cheio de gozo, mesmo em meio às tribulações: “... estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações.” (2 Coríntios 7:4). E constantemente ele ensinava os crentes a se gloriar na esperança da glória que em breve desfrutaremos da parte do Pai: “Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” (Romanos 5:2).
O Senhor Jesus também ensinava a seus discípulos que a nossa alegria não pode estar nas coisas desta terra, nem mesmo em coisas nobres como expulsar demônios, mas a nossa alegria tem de estar sempre nas coisas do céu: “Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” (Lucas 10:20).
Já no antigo testamento vemos que os que tinham intimidade com Deus agiam assim, não tinham nas circunstâncias externas o motivo da sua alegria, mas ainda que tudo estivesse indo mal, eles se alegravam no Senhor: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3:17,18). E Paulo também não se cansava de ensinar a mesma coisa para os crentes do novo testamento: “Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.” (Filipenses 3:1).

Ainda que as coisas não andem muito bem, não ficaremos tristes, a nossa alegria está no Senhor.

Sidone Gouveia

4 comentários: