quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

O crente e a super sinceridade


O crente e a super sinceridade

“Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o Senhor: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao Senhor.” (1 Samuel 16:1,2)

É verdade que em vários textos a bíblia nos exorta a não mentir, e nos adverte inclusive que o diabo é o pai da mentira, portanto, quem mente também se torna seu filho. A bíblia diz ainda, que ficará fora da nova Jerusalém, a cidade que está sendo preparada para os salvos, “todo aquele que ama e pratica a mentira” (Apocalipse 22:15). No entanto, a quem pense que por não poder mentir precisamos agir como super sinceros e dizer coisas que não deveríamos falar. Coisas que poderão ferir a quem ouve, ou que trarão consequências para outros, ou até para nós mesmos.
No texto acima vemos que o Senhor instruiu a Samuel a dizer uma verdade diferente daquela que lhe colocaria em risco. Samuel iria sacrificar ao Senhor? Sim! Mas também iria ungir a Davi como rei de Israel, só que isto Saul não precisava saber.
Precisamos ser prudentes ao falar porque podemos nos destruir pelas nossas palavras, o proverbio popular diz que “peixe morre pela boca” e a bíblia diz: “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói.” (Provérbios 13:3).
O servo de Deus não pode ser precipitado ao falar, precisa meditar muito bem nas suas respostas: “O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más.” (Provérbios 15:28).
As palavras do cristão precisam promover edificação: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29)
Busquemos sabedoria em Deus para sempre usar bem as nossas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário