quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Lembrando-se de agradecer


Lembrando-se de agradecer (esboço de pregação)

Tipo de sermão: temático
Texto base: (Lucas 17:11-19)

Introdução: Neste episódio dez homens que estavam doentes, com lepra, uma doença incurável na época, suplicam a Jesus pela cura. Ele exige deles uma atitude de fé, manda que eles se mostrem aos sacerdotes, este era o procedimento para quem já estava curado, mesmo sem se perceberem curados eles foram, e no caminho ficaram curados. Os dez tiveram fé, mas só um teve gratidão, porque só um voltou para render graças e glorificar a Deus, e este um era alguém discriminado pelos judeus, era um samaritano.
Vejamos algumas lições que a bíblia nos ensina sobre gratidão:

 1. Precisamos aprender a agradecer por tudo: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18).

- Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28).
- A vontade de Deus é boa, agradável, e perfeita para nós: “...para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).
- Precisamos aprender com o exemplo de Jó que mesmo na tragédia adorou ao Senhor: “Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1:20,21).

2. Precisamos ter uma constante atitude de gratidão: "E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:15).

- A gratidão precisa partir da nossa alma: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” (Salmos 103:2).
- Ao invés de atitudes impuras o que deve haver em nós é ações de graças: “Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.” (Efésios 5:3,4).

3. Devemos estar frequentemente na casa do Senhor para render-lhe gratidão: “Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.” (Salmos 100:4).

- Devemos seguir o exemplo do Rei Josafá e do seu povo: “Então voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Jeosafá à frente deles, e tornaram a Jerusalém com alegria; porque o Senhor os alegrara sobre os seus inimigos. E vieram a Jerusalém com saltérios, com harpas e com trombetas, para a casa do Senhor.” (2 Crônicas 20:27,28)
- A melhor forma de demonstrarmos a nossa gratidão a Deus é não recusando a sua salvação: “Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor.” (Salmos 116:12-13).

Conclusão: Embora a ingratidão seja um mal que assola a espécie humana, devemos tomar a firme decisão de sermos pessoas gratas ao Senhor por tudo, até por aquilo que por hora não nos parece bom, precisamos confiar inteiramente que Ele está fazendo o melhor por nós!

2 comentários: