quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

É melhor ir à casa do luto do que à casa da festa


É melhor ir à casa do luto do que à casa da festa

“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu oração.” (Eclesiastes 7:2)

Você prefere ir a uma festa ou a um velório? Prefere assistir uma comedia ou um drama? A grande maioria, sem dúvida, prefere as festas e os filmes de comédia, rir é muito bom, mas avaliar o sofrimento das pessoas, a fragilidade da vida, nos traz lições muito profundas. A morte é muito triste, mas a real possibilidade de a enfrentarmos nos faz lembrar que precisamos viver conforme a vontade daquele que nos criou, nos faz lembrar de agir conforme a vontade daquele a quem, depois da morte, haveremos de prestar contas.
Saber valorizar estas lições aprendidas com os acontecimentos tristes desta vida determina a nossa tolice ou a nossa sabedoria, o sábio sempre estará atento para absorver estes aprendizados: “O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria.” (Eclesiastes 7:4). O sábio sempre dará mais valor ao aprendizado do que ao entretenimento: “Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo.” (Eclesiastes 7:5)
A vida é um bem muito precioso, mas precisamos mesmo ter muita sabedoria para sabermos aproveita-la ao máximo. Os que pensam que estão aproveitando a vida se entregando aos prazeres pecaminosos estão na verdade se destruindo. Só os que abrem mão destas coisas, por amor a Cristo, estão na verdade salvando ou aproveitando suas vidas: “Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.” (Marcos 8:35).

Aplicando o meu coração às tristezas desta vida, para não me esquecer jamais, o quanto dependo do meu Criador.

Sidone Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário