segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

A palavra de Deus é viva e eficaz


A palavra de Deus é viva e eficaz

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12)

A bíblia sagrada é um livro totalmente diferente dos demais livros, livros escritos a menos de um século normalmente são considerados obsoletos e ultrapassados, mas a bíblia, por ser a palavra de Deus, ainda que seja um livro milenar, continua tão atual hoje quanto no dia em que foram inspirados os seus textos. Por isto o autor sagrado diz que a palavra de Deus é viva, ela não perde o seu valor, mas será sempre apta para nos orientar quanto à vontade de Deus. Até este mundo em que vivemos terá fim, mas a palavra de Deus não: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” (Mateus 24:35).
Além de ser eterna, a palavra de Deus também é “mais penetrante do que espada alguma de dois gumes”, assim como uma espada de dois gumes corta em duas direções, a palavra de Deus age tanto para salvar quanto para condenar o homem, dependendo da nossa decisão pessoal em relação a ela. Não existe possibilidade de o ser humano permanecer neutro em relação a palavra de Deus, se eu creio nela e a pratico serei salvo, se a rejeito serei condenado: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:15,16)
Não existe nenhuma parte do nosso ser que não possa ser alcançada pela palavra de Deus, ela penetra até no mais profundo de nós discernindo nossos pensamentos e intenções. E ainda que muitos se endureçam e mantenham congelados os seus corações, ela é como um fogo para derreter este gelo e como um martelo para quebrantar este coração petrificado: “Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?” (Jeremias 23:29).

Permitindo que a palavra de Deus penetre sempre no mais intimo do meu ser e coloque em ordem tudo o que está desarrumado.

Sidone Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário