segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Diferente de Tomé


Diferente de Tomé

“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20:29)

Tomé era um dos doze apóstolos, andou com Jesus, viu as maravilhas que Ele realizou, ouviu da boca de Jesus que Ele precisaria morrer, mas que a morte não poderia conte-lo. Quando Jesus aparece primeiramente aos discípulos reunidos Tomé não estava, tinha faltado ao culto, quando os outros discípulos lhe contam que viram o Senhor ressurreto, Tomé responde: “...Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.” (João 20:25). Tomé havia se tornado incrédulo.
Não muito tempo depois, apenas oito dias, eles estavam reunidos novamente, desta vez Tomé estava, a reunião era a portas fechadas, eles estavam com medo dos judeus, então Jesus aparece e os saúda: “Paz seja convosco”. Logo em seguida a saudação, se dirige a Tomé: “...Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.” Depois disto Tomé faz uma declaração tremenda: “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:26-28). Felizmente Tomé conseguiu se redimir, mas Jesus declara que bem aventurados mesmo são aqueles que agem de maneira diferente da atitude de Tomé, bem aventurados são os que creem mesmo sem ter visto!
Desta maneira, somos chamados a agir sempre diferente de Tomé, somos chamados a agir com fé, sem ela jamais agradaremos ao Senhor: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6). É pela fé que Ele espera que vivamos: “Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” (Hebreus 10:38). E o autor bíblico diz que é assim que nós vamos viver, porque afinal de contas, nós não somos dos que desistem da fé para serem condenados, mas nós somos dos que permanecem crendo para serem salvos: “Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.” (Hebreus 10:39).

Seguindo andando por fé e não por vista, assim serei bem-aventurado!

Sidone Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário