sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

A sensualidade e o vinho tiram o entendimento


A sensualidade e o vinho tiram o entendimento

“A luxúria, e o vinho, e o mosto tiram o coração.” (Oséias 4:11)

O profeta Oséias escreveu este trecho bíblico em uma época de apostasia do povo de Deus, época em que o povo estava sendo destruído por falta de conhecimento da Palavra do Senhor: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento...” (Oséias 4:6). E esta falta de conhecimento da Palavra estava sendo causada pela carnalidade em que Israel estava vivendo, o povo estava seduzido pelos prazeres da sensualidade e do vinho o que lhes “tirou o coração”, ou seja, lhes tirou todo o entendimento.
Assim como o álcool altera o nosso sentido, não nos permitindo raciocinar com clareza, a sensualidade também produz em nós o mesmo efeito, nos tira a razão e nos faz agir inconsequentemente. A vontade de satisfazer a carne anula o nosso bom senso e nos deixa propensos a cometer coisas das quais certamente nos arrependeremos depois. Por isto o conselho que a bíblia nos dá é: “Fugi da prostituição...” (1 Coríntios 6:18). A única forma de vencer um inimigo tão poderoso e tão destrutivo é fugindo.
Mas quais são os lugares de refugio nos quais poderemos nos abrigar fugindo da prostituição? A bíblia felizmente nos aponta alguns:
- A sexualidade exercida dentro da vontade de Deus (no casamento): “Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.” (1 Coríntios 7:9). E aos casados Paulo manda: “Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” (1 Coríntios 7:5).
- A busca das coisas espirituais: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” (Gálatas 5:16). Se estivermos ocupados buscando as coisas do Espírito não teremos tempo para as coisas da carne. Quando mais perto das coisas espirituais estivermos, mais longe do pecado também vamos ficar!

Buscando me abrigar nos lugares de refugio que o Senhor preparou para mim. Para que eu possa, em todo tempo, fugir do pecado. 

Sidone Gouveia

2 comentários:

  1. Deus o abençoe amado de Jesus. Ótima meditação. Forte abraço na paz do Senhor.

    ResponderExcluir