terça-feira, 30 de junho de 2015

O Espírito Santo - Selo de Deus e penhor da nossa herança. (esboço de pregação)

O Espírito Santo - Selo de Deus e penhor da nossa herança. (esboço de pregação)


tipo de sermão: textual


texto base: “¹³ Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;

¹⁴ O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.”

(Efésios 1:13,14)


IntroduçãoQuem é o Espírito Santo? O Consolador enviado por Cristo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o que opera em nós os dons espirituais, o que produz em nós o fruto do Espírito, o que nos guia em toda verdade a pessoa divina para quem Ananias e Safira mentiram. O Santo Espírito é tudo isto e muito mais, mas aqui no texto que tomamos como base Paulo o apresenta como o Selo de Deus, ou seja, a marca de Deus em nós e como o penhor da nossa herança.


1. O Espírito Santo como Selo "fostes selados com o Espírito Santo da promessa".


A- A presença do Espírito Santo em nós é a marca de que nós pertencemos a Deus:


- “¹⁵ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

¹⁶ O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8:15,16) O Senhor colocou a sua marca em nós! Não na nossa carne, mas no nosso espírito!


- Jacó marcou seu filho José com um presente: “E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.” (Gênesis 37:3). Deus também nos marcou com o melhor dos presentes: “Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:13)


- “²¹ Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus,

²² O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.” (2 Coríntios 1:21,22) Paulo também transmite aos coríntios a mesma mensagem de que Deus nos marcou com o seu Espírito.


- “²⁰ E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas.” (1 João 2:20)


- “²⁷ E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” (1 João 2:27)


B- A marca do Espírito vem por meio de ouvir e crer na palavra "depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados…" (Efésios 1:13). E certamente só permanece naquele que continua ouvindo e praticando:


- “⁸ Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Josué 1:8)


- “²⁵ Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” (Tiago 1:25)


- “²⁴ Quem ouve minhas palavras e as pratica é tão sábio como a pessoa que constrói sua casa sobre uma rocha firme.” (Mateus 7:24-NVT)


- “¹ E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

² E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus:”

(Deuteronômio 28:1,2)


- “¹ Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

² Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1:1,2)


C - O que tem a marca (Selo de Deus) está livre da condenação:


- “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:1) Não andam segundo a carne mas segundo a marca!


- “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.” (João 6:27) Deus nos marcou para a vida eterna que é oferecida através de Jesus!


- “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.” (2 Timóteo 2:19)


- “²⁴ Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24)


- “¹⁸ Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.” (Romanos 5:18)


- “¹¹ E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Romanos 8:11)


2. O Espírito Santo como Penhor "O qual é o penhor da nossa herança".


A - Penhor significa garantia, Deus nós prometeu a salvação eterna e nos deu uma garantia:


- “³⁰ E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30), Precisamos zelar da garantia, não podemos entristecê-lo pois corremos o risco de perdê-lo.


- “¹¹ Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.

¹² Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.” (Salmos 51:11,12). Para Davi, perder o Espírito Santo era o mesmo que perder a alegria da salvação.


- “⁵ Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2 Coríntios 13:5). Precisamos nos examinarmos constantemente para ver se o Senhor Jesus ainda está em nós (através da presença do penhor, ou seja, o Espirito Santo)


- “¹⁹ Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19)


- “¹⁰ E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.” (Romanos 8:10)


B- Deus nos deu o Espírito como penhor "para redenção da possessão adquirida".


- “⁷ Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

⁸ E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.” (Apocalipse 19:7,8) O Espírito Santo tem um papel fundamental na nossa redenção, é Ele quem apronta a noiva do cordeiro. O linho fino, ou seja, as justiças dos santos são a manifestação do fruto do Espírito em nossas vidas.


- “⁷ Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção.” (Salmos 130:7)


- “⁵ Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” (1 Timóteo 2:5,6)


- “²⁴ Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3:24)


C- Deus nos deu o Espírito como penhor "para louvor da sua glória".


- “¹² Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.” (1 Pedro 2:12). O Espírito Santo também está em nós para que o nome do Senhor seja glorificado na terra por meio de nossas vidas.


- “¹⁶ Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:16)


- “⁸ Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (João 15:8)


- “¹⁵ Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;” (Filipenses 2:15)


Conclusão: Sabemos então que o Espírito Santo é a marca de Deus em nossas vidas, o selo que comprova que pertencemos a Ele. O Espírito Santo também é o penhor, Ele é a garantia de tudo quanto Deus nos prometeu. Zelemos pois pela sua presença!



8 comentários:

  1. Muinto bom nei sábia, que penhor significa garantia. Que Deus continue te abençoando , são através de vcs , pessoas sendo usado pelo espírito santo q aprendemos mas sobre a palavra do senhor. Sou grata ao senhor pelas vidas de vcs

    ResponderExcluir
  2. É muito edficante pra minha vida. Como é bom saber que temos tudo de bom que é Esprito Santo louvado seja Deus.

    ResponderExcluir
  3. Posso prega esses esbouco ? São muito toppp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meus desejo é justamente que os meus estudos e esboços sejam uteis para todos os servos do Senhor que desejarem se utilizar deles. Que o Senhor te use grandemente ao ministra-los. Deus abençoe!

      Excluir