sexta-feira, 19 de junho de 2015

O cântico do livramento em louvor ao redentor (Êxodo - curso bíblico-2c)

2c. Êxodo - curso bíblico - O cântico do livramento em louvor ao redentor

  Diante de tão fabuloso livramento no mar vermelho, então Moisés e os filhos de Israel cantaram um cântico ao Senhor o exaltando pelo seu glorioso triunfo sobre os egípcios (15:1). No cântico eles afirmavam que tinham no Senhor a sua força e prometiam exalta-lo, além de construir-lhe uma habitação, pois o Senhor era o Deus de seus pais (15:2).
  No seu cântico eles também falaram do furor do inimigo e do seu desejo de destruí-los totalmente (15:9), mas como o Senhor destruiu estes inimigos com tamanha facilidade, somente com o seu sopro (15:10). Então reconheceram a soberania do Senhor sobre os demais deuses (15:11).
  Mencionaram também neste seu cântico, a relevância deste ato que o Senhor realizara, no sentido de amedrontar as demais nações que poderiam se colocar como inimigas do povo de Deus, inclusive aquelas que haveriam de ser expulsas para dar lugar aos filhos de Israel em sua herança, a herança que o Senhor os havia prometido (15:14-17).
  E por fim, declararam neste seu cântico que, por este ato tremendo que o Senhor realizara em favor deles, ele reinaria eterna e perpetuamente sobre eles (15:18-19). “Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.” (15:20-21).

Sobre o cântico do livramento em louvor ao redentor, assinale a opção correta.

(  ) A- Diante de tão fabuloso livramento no mar vermelho, então Moisés e os filhos de Israel cantaram um cântico celebrando o seu glorioso triunfo sobre os egípcios. No cântico eles afirmavam que tinham no costume de seus pais a sua força, pois o Senhor fora o Deus de seus pais.
(  ) B- No seu cântico eles também falaram do furor do inimigo e do seu desejo de destruí-los totalmente, mas como o Senhor destruiu estes inimigos com tamanha facilidade, somente com o seu sopro. Então reconheceram a soberania do Senhor sobre os demais deuses.
(  ) C- Neste seu cântico, o povo também lembrou a relevância deste ato que o Senhor realizara, no sentido de amedrontar as demais nações que poderiam se levantar como suas inimigas. Inclusive aquelas com quem os filhos de Israel haveriam de fazer aliança para habitarem juntos em sua herança, a herança que o Senhor os havia prometido.
(  ) D- E por fim, os filhos de Israel, declararam neste seu cântico que, por este ato tremendo que o Senhor realizara em favor deles, ele reinaria eterna e perpetuamente sobre eles. E então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris. Só não dançaram, porque isto não fazia parte do costume deles.

Confira o gabarito de respostas.

Acesse a estrutura geral do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário