terça-feira, 30 de junho de 2015

O Espírito Santo - Selo de Deus e penhor da nossa herança. (esboço de pregação)

O Espírito Santo -  Selo de Deus e penhor da nossa herança. (esboço de pregação)  
tipo de sermão: textual  (Veja também: Tipos de Sermões)
texto base: (Efésios 1:13,14)  

Introdução: Quem é o Espírito Santo? O Consolador enviado por Cristo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o que opera em nós os dons espirituais, o que produz em nós o fruto do Espírito, o que nos guia em toda verdade a pessoa divina para quem Ananias e Safira mentiram. O Santo Espírito é tudo isto e muito mais, mas aqui no texto que tomamos como base Paulo o apresenta como o Selo de Deus, ou seja, a marca de Deus em nós e como o penhor da nossa herança. 

1. O Espírito Santo como Selo "fostes selados com o Espírito Santo da promessa". 

- A presença do Espírito Santo em nós é a marca de que nós pertencemos a Deus. (Romanos 8:16) O Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 

- A marca do Espírito vem por meio de ouvir e crer na palavra "depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados..." (Efésios 1:13). E certamente só permanece naquele que continua a ouvindo e praticando (Mateus 7:24-27). 

- O que tem a marca (Selo de Deus) está livre da condenação, assim como foram livres os primogênitos dos hebreus no Egito por causa da marca do sangue nas ombreiras das portas. (Romanos 8:1) Nenhuma condenação há para os que andam segundo o Espírito. 

2. O Espírito Santo como Penhor "O qual é o penhor da nossa herança". 

- Penhor significa garantia, Deus nós prometeu a salvação eterna e nos deu uma garantia que a nos dará. Precisamos zelar da garantia, não podemos entristece-lo pois corremos o risco de perdê-lo (Efésios 4:30). Para Davi, perder o Espírito Santo era o mesmo que perder a alegria da salvação (Salmos 51:11,12). 

- Deus nos deu o Espírito como penhor "para redenção da possessão adquirida". O Espírito Santo tem um papel fundamental na nossa redenção, é Ele quem apronta a noiva do cordeiro (Apocalipse 19:7,8) o linho fino, ou seja, as justiças dos santos são a manifestação do fruto do Espírito em nossas vidas. 

- Deus nos deu o Espírito como penhor "para louvor da sua glória". O Espírito Santo também está em nós para que o nome do Senhor seja glorificado na terra por meio de nossas vidas (1 Pedro 2:12). 

Conclusão: Sabemos então que o Espírito Santo é a marca de Deus em nossas vidas, o selo que comprova que pertencemos a Ele. O Espírito Santo também é o penhor, Ele é a garantia de tudo quanto Deus nos prometeu. Zelemos pois pela sua presença!

2 comentários:

  1. Muinto bom nei sábia, que penhor significa garantia. Que Deus continue te abençoando , são através de vcs , pessoas sendo usado pelo espírito santo q aprendemos mas sobre a palavra do senhor. Sou grata ao senhor pelas vidas de vcs

    ResponderExcluir