sexta-feira, 12 de junho de 2015

Jacó (Gênesis - curso bíblico-2c)

2c. Gênesis - curso bíblico - Jacó

  Os meninos Esaú e Jacó cresceram, Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas (25:27). Isaque amava a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó (25:28). Um dia Esaú vendeu a Jacó o seu direito de primogenitura por um guisado de lentilhas. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura (25:29-34).
  Quando Isaque envelheceu chamou a Esaú e pediu que ele apanhasse uma caça e fizesse um guisado e o trouxesse, assim que ele comesse o abençoaria (27:1-4). Porém, enquanto Esaú estava caçando, Jacó se fez passar por ele e recebeu a benção de seu pai (27:19). Por causa disto Esaú odiou a Jacó e começou a intentar mata-lo (27:41). Isaque então, por influencia de Rebeca, mandou que Jacó fugisse para a casa dos parentes dela (28:2).
  Quando Jacó chegou à casa de Labão, seu tio, se interessou por Raquel sua filha mais nova, então se ofereceu para trabalhar sete anos de graça para recebê-la em casamento (29:18). No entanto, quando se completaram os sete anos seu tio o enganou e lhe deu a filha mais velha Lia ao invés de Raquel. Quando Jacó foi reclamar ele lhe deu também a outra pelo serviço de mais sete anos (29:21-28).
  Depois disto Jacó ainda ficou com Labão mais seis anos (31:41) então o Senhor ordenou que ele tornasse a terra dos seus pais (31:3). No caminho Deus se encontrou com Jacó, e lutou com ele, e mudou o seu nome: “Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.” (32:28).

Sobre Jacó assinale a opção correta.

(  ) A- Esaú e Jacó cresceram, Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. Isaque amava a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. Um dia Esaú vendeu a Jacó o seu direito de primogenitura por um guisado de lentilhas. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.
(  ) B- Quando Isaque envelheceu chamou a Esaú e pediu que ele apanhasse uma caça e fizesse um guisado e o trouxesse, assim que ele comesse o abençoaria. Mas enquanto Esaú estava caçando, Jacó se fez passar por ele e recebeu a benção de seu pai. Esaú, porém, não fez caso disto porque já tinha mesmo vendido seu direito de primogenitura. 
(  ) C- Quando Jacó chegou à casa de Labão, seu tio, se interessou por Raquel sua filha mais nova, então se ofereceu para trabalhar sete meses de graça para recebê-la em casamento. No entanto, quando se completaram os sete meses seu tio o enganou e lhe deu a filha mais velha Lia ao invés de Raquel. Quando Jacó foi reclamar ele lhe deu também a outra pelo serviço de mais sete meses.
(  ) D- Depois disto Jacó ainda ficou com Labão mais seis anos então o Senhor ordenou que ele tornasse a terra dos seus pais. No caminho, Deus se encontrou com Jacó, e lutou com ele, e mudou o seu nome para Ismael.

Acesse o gabarito de respostas

Acesse a estrutura geral do curso


Nenhum comentário:

Postar um comentário