sexta-feira, 12 de junho de 2015

Abraão (Gênesis - curso bíblico-2a)

2a. Gênesis - curso bíblico - Abraão

  Noé teve três filhos Sem, Cam e Jafé (9:18). Da descendência de Sem nasceu um homem chamado Abrão (11:10-32) a quem Deus escolheu e chamou para ser o pai da nação escolhida: “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.” (12:1-2).
  Abrão atendeu o chamado de Deus, assim o Senhor continuou através dele com o seu plano de salvação, porquanto Deus faz a ele uma promessa que diz respeito a redenção de toda a humanidade: “E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.” (22:18) Quando Deus disse a Abrão “em tua descendência” estava se referindo a Cristo que viria a este mundo como homem nascido da descendência de Abrão para morrer na cruz afim de resgatar a humanidade perdida. (Gl 3:16)
  Por causa dos planos que Deus tinha para Abrão mudou Ele o seu nome: “E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;” (17:5) Existia, porém, um problema, a mulher de Abraão era estéril (11:30). Mas isto não foi impedimento para que Deus cumprisse a sua promessa e desse um filho a Abraão e a sua esposa quando os dois já estavam em sua velhice: “E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado. E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.” (21:2-3).  

Sobre Abraão considere as seguintes afirmações:

I. Noé teve três filhos Sem, Cam e Jafé. Da descendência de Cam nasceu um homem chamado Abrão a quem Deus escolheu e chamou para ser o pai da nação escolhida.
II. Abrão atendeu o chamado de Deus, assim o Senhor continuou através dele com o seu plano de salvação, porquanto Deus faz a ele uma promessa que diz respeito a redenção de todo aquele que tivesse a sua linhagem genética.
III. Quando Deus disse a Abrão “em tua descendência”, estava se referindo a nação santa de Israel, mais precisamente a casta sacerdotal que se levantaria da linhagem de Levi e de Arão com o dom celeste de abençoar as famílias.
IV. Existia, porém, um problema, a mulher de Abraão era estéril, mas ela resolveu este problema permitindo que Abraão tivesse o filho da promessa com sua serva Agar.
(  ) A- Todas as alternativas estão corretas. 
(  ) B- Nenhuma das alternativas está correta.
(  ) C- Apenas I e IV estão corretas.
(  ) D- Apenas II e III estão corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário