sexta-feira, 12 de junho de 2015

Destruição e recomeço da humanidade (Gênesis - curso bíblico-1c)

1c. Gênesis - curso bíblico - Destruição e recomeço da humanidade

  Inicialmente Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel, o primeiro se tornou lavrador e o segundo pastor de ovelhas (4:1-2). Ambos ofertaram a Deus do fruto do seu trabalho, porém, o Senhor apenas se agradou do mais jovem, o que levou Caim a se encher de inveja, e por causa dela, cometer o primeiro assassinato tirando a vida de seu próprio irmão Abel (4:3-8). Depois disto, o Senhor concedeu a Adão e Eva outro filho a quem chamaram Sete, este deu origem a uma descendência piedosa que invocou o nome do Senhor (4:25-26), ao passo que a descendência de Caim seguiu a iniquidade.
  No entanto, com o passar do tempo os homens piedosos começaram a se casar com mulheres da descendência ímpia, o que fez com que a maldade dos homens se multiplicasse sobre a terra (6:1-5), assim o Senhor se arrependeu de ter criado o homem e decidiu destrui-lo de sobre a face da terra. Um homem, porem, chamado Noé, achou graça aos olhos do Senhor (6:6-8).
 Deus então anuncia a Noé que enviaria um diluvio para destruir todos os habitantes da terra, e lhe ordena que construa uma arca para preservação dele e de sua família (6:13-14). Após o diluvio, o Senhor fez um concerto com Noé se comprometendo a não permitir outro diluvio para destruir a humanidade (8:21-22), e ele deu um sinal para firmar este concerto: o arco íris que surge nas nuvens após a chuva (9:11-17).

Sobre a destruição e recomeço da humanidade considere as seguintes afirmações:

I. Resume-se assim a historia do primeiro assassinato: Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel, o primeiro se tornou lavrador e o segundo pastor de ovelhas. Ambos ofertaram a Deus do fruto do seu trabalho, porém, o Senhor apenas se agradou do mais jovem, o que levou Caim a se encher de inveja, e por causa dela, tirar a vida de seu próprio irmão Abel.
II. Com o passar do tempo os homens piedosos começaram a se casar com mulheres da descendência ímpia, o que fez com que a bondade e a justiça se multiplicassem sobre a terra, foi assim que surgiu Noé, um homem que achou graça aos olhos do Senhor.
III. Deus então anuncia a Noé que enviaria um diluvio para destruir todos os habitantes da terra, e lhe ordena que construa uma arca para preservação dele e de seus amigos.
IV. Após o diluvio, o Senhor fez um concerto com Noé se comprometendo a não permitir outro diluvio para destruir a humanidade, e ele deu um sinal para firmar este concerto: o arco íris que surge nas nuvens após a chuva.

(  ) A- Todas as alternativas estão corretas.
(  ) B- Nenhuma das alternativas está correta.
(  ) C- Apenas I e IV estão corretas.
(  ) D- Apenas II e III estão corretas.

Acesse o gabarito de respostas

Acesse a estrutura geral do curso



Nenhum comentário:

Postar um comentário