sexta-feira, 19 de junho de 2015

A luta com o opressor para libertar o povo do Egito (Êxodo - curso bíblico-1c)

1c. Êxodo - curso bíblico - A luta com o opressor para libertar o povo do Egito.

  Como Moisés tentou se safar da missão que Deus lhe estava confiando usando como justificativa a sua falta de eloquência, então o Senhor designou a seu irmão Arão para ser o seu porta voz (4:10-16). Assim “...foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.” (5:1).
  A resposta de faraó a petição de Moisés e Arão foi através de uma perseguição tirânica. Ele ordenou, naquele mesmo dia, aos exatores do povo, que exigissem deles a mesma meta de tijolos que produziam antes, mas não se deveria dar mais palha ao povo, pelo que eles mesmos teriam que colher a palha para produzir os seus tijolos. Pois dizia ele: “...porque eles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus.” (5:4-8).
  Como os filhos de Israel não conseguiram cumprir a sua meta de tijolos sem a palha para produzi-los, então os seus lideres foram açoitados (5:14). E estes acusaram a Moisés e Arão por isto que lhes aconteceu (5:21). O que fez com que o próprio Moisés duvidasse da legitimidade de sua chamada (5:22-23). Mas o Senhor lhe animou dizendo: “...Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra” (6:1) Então a partir de ai, começou Deus a ferir os egípcios com dez potentes pragas (7.14-11.10).

Sobre a luta de Moisés e dos filhos de Israel com o opressor, considere as seguintes afirmações:

I. O Senhor designou a Arão, irmão de Moisés, para ser o seu porta voz. Assim “...foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir os homens do meu povo, todos os do sexo masculino, maiores de vinte anos, para que me celebrem uma festa no deserto”.
II. A resposta de faraó a petição de Moisés e Arão foi através de uma perseguição tirânica. Ele ordenou, naquele mesmo dia, aos exatores do povo, que exigissem deles a meta dobrada de tijolos que produziam antes.
III. Como os filhos de Israel não conseguiram cumprir a sua nova meta, os seus lideres foram açoitados. Estes, porém sentiram alegria por serem achados dignos de sofrer como servos de Deus.
IV. Depois o Senhor disse a Moisés: “...Agora verás o que hei de fazer a Faraó; porque por uma mão poderosa os deixará ir, sim, por uma mão poderosa os lançará de sua terra”. Então a partir de ai, começou Deus a ferir os egípcios com sete potentes pragas.

(  ) A- Todas as alternativas estão corretas. 
(  ) B- Nenhuma das alternativas está correta.
(  ) C- Apenas I e IV estão corretas.
(  ) D- Apenas II e III estão corretas.

Confira o gabarito de respostas.

Acesse a estrutura geral do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário