sexta-feira, 19 de junho de 2015

Deus prepara um libertador para tirar o povo do Egito. (Êxodo - curso bíblico-1b)

1b. Êxodo - curso bíblico - Deus prepara um libertador para tirar o povo do Egito.

  Diante da situação em que se encontrava o seu povo, Deus começa a preparar um homem para usa-lo na libertação deles. Este homem nasceu de um casal da casa de Levi (2:1). Para conserva-lo com vida quando criança sua mãe adotou uma sabia estratégia, através da qual ele acabou sendo adotado pela filha de Faraó, que chamou-lhe Moisés (2:3-10).
  E sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, então matou ao egípcio, e escondeu-o na areia. No dia seguinte, ele saiu novamente e viu dois homens hebreus brigando e repreendeu ao injusto, mas ele lhe disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés e percebeu que havia sido descoberto. Quando Faraó soube deste caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu dele, e habitou na terra de Midiã. (2:11-15) 
  Chegando Moisés à Midiã defendeu as filhas do sacerdote daquele lugar de uns pastores que estavam as expulsando de um poço e as impedindo de dar água ao rebanho de seu pai. Depois daquele dia Moisés morou com aquele homem; e ele deu a Moisés por esposa a sua filha Zípora, com quem Moisés teve um filho que chamou de Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha (2:15-22).
  E quando Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, chegou ao monte de Deus, a Horebe. E o Senhor falou com ele do meio de uma sarça ardente (3:1-4). E o Senhor lhe disse: “Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.” (3:10).

Sobre a preparação do libertador usado por Deus para retirar o povo de Israel do Egito, considere as seguintes afirmações:

I. Quando este homem nasceu, para conserva-lo com vida sua mãe adotou uma sabia estratégia, através da qual ele acabou sendo adotado pela filha de Faraó, que chamou-lhe Moisés. 
II. Sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, então matou ao egípcio, e escondeu-o na areia. Quando Faraó soube deste caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu dele, e habitou na terra de Midiã. 
III. Chegando Moisés à Midiã defendeu as filhas do sacerdote daquele lugar de uns pastores que estavam as expulsando de um poço e as impedindo de dar água ao rebanho de seu pai. Depois daquele dia Moisés morou com aquele homem; e ele deu a Moisés por esposa a sua filha Zípora.
IV. Quando Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, chegou ao monte de Deus, a Horebe. E o Senhor falou com ele do meio de uma sarça ardente. E o Senhor lhe disse: “Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito”.

(  ) A- Todas as alternativas estão corretas. 
(  ) B- Nenhuma das alternativas está correta.
(  ) C- Apenas I e IV estão corretas.
(  ) D- Apenas II e III estão corretas.

Confira o gabarito de respostas.

Acesse a estrutura geral do curso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário