terça-feira, 16 de junho de 2015

Conhecer a Deus (esboço de pregação)

Conhecer a Deus (esboço de pregação)



tipo de sermão: tópico 



texto base: (Jeremias 9:23,24)



Introdução: É próprio do ser humano se gabar, ou seja, contar vantagem por muitos motivos. Mas na verdade, a única coisa pela qual realmente se vale a pena gloriar é conhecer ao Senhor Deus e ter um relacionamento profundo com Ele.



1- Não basta ouvir falar de Deus é preciso conhecê-lo intimamente.

- “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos.” (Jó 42:5) As lutas e sofrimentos nos levam a um relacionamento mais profundo com Deus, foi o que aconteceu com Jó.

- “Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.” (1 Coríntios 8:3) Conhecer a Deus implica em amá-lo.

- “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.” (João 14:15) Amar a Deus implica em obedece-lo.

- “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Oséias 4:6) A falta do conhecimento de Deus traz destruição.

- “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” (João 5:39) O principal caminho para conhecermos a Deus é por meio de sua Palavra.

2- Conhecer a Deus nos leva a desfrutarmos de suas bençãos e promessas.

- “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3) Conhecer a Deus nos garante a vida eterna.

- “Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.” (Salmos 91:14) Os que conhecem a Deus serão colocados em um alto retiro.

- ”Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.” (Malaquias 3:18) A diferença entre aquele que conhece a Deus e o que não conhece é manifesta.

- “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.

Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.(João 8:32-36) O conhecimento de Deus e da sua verdade traz libertação do pecado.

- “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo....” (2 Pedro 2:20a) O conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo nos permite escapar das corrupções do mundo.

3- Conhecer a Deus é um processo contínuo.

- “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Oséias 6:3) Precisamos prosseguir em conhecer ao Senhor dia após dia.

- “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Provérbios 4:18) O caminho daquele que conhece a Deus é como a luz do sol da manhã que brilha cada vez mais forte.

- “Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” (Oséias 6:6) Deus tem prazer em que o conheçamos cada vez melhor.

- “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós...” (Tiago 4:8a) Quando nos achegamos a Deus para conhecê-lo Ele também se chega a nós.

- “Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda.” (Apocalipse 22:11) Aquele que tem se santificado para conhecer a Deus deve continuar fazendo isto.



Conclusão: Precisamos estar dia após dia envolvidos num processo de conhecer cada vez mais o nosso Deus, conhecê-lo de forma íntima e profunda só assim desfrutaremos suas melhores bênçãos para nós.

21 comentários:

  1. parabéns meu amado Deus continuei te usando cada ves mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão Moisés! Deus lhe abençoe grandemente!

      Excluir
    2. A ESSÊNCIA DE DEUS
      A título de curiosidade, tem o desejo de aprender mais sobre a natureza de Deus?
      A essência de Deus é composta de Energias, ocupando todo o espaço do universo.Todas as fontes de energia estão sob o controle disciplinar da inteligência com um nível mais alto em uma escala de perfeição e conhecimento. Executa movimentos em perfeita harmonia e equilíbrio no espaço e no tempo, as estruturas dos átomos com suas dimensões infinitesimais, e até que todas as galáxias que compõem o cosmos. Situado na sua estrutura, há um grau de elevação e pureza Sentimento de amor à justiça e misericórdia, permite a nossas vidas.
      Qual é a sua "opinião" sobre esse personagem, conhecido por todos, mas sua composição física é raramente comentado entre os leigos e religiosos?
      Aguardo a sua resposta, se você realmente acreditar nele. O texto escrito por Ulysses Lorenzetti, pesquisador brasileiro

      Excluir
    3. Prezado, o que a bíblia nos revela sobre a composição física de Deus é tão somente o seguinte:
      "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade."
      João 4:24

      Excluir
  2. Respostas
    1. Amém irmão Jakson! Obrigado! Que o Senhor continue lhe abençoando!

      Excluir
  3. Respostas
    1. o conhecer a Deus e um grande privilegio para o homem em não só buscar sua santificação como poder ver seu poderoso dominio sobre todo o mundo sem se quer cair uma gota do mar

      Excluir
    2. Benção meu irmão ! Manda mais !!Deus seja louvado!

      Excluir
    3. Amém irmão Renato! Deus abençoe!

      Excluir
  4. Revemos primeiramente conhecer Deus verdadeiramente,para vivermos feliz e abençoandos ,mas muitos fazen o contrário , queren a bênçãos mas não vigiam e nem querem pagar o preço , que ser fiel a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma triste verdade... Que Deus nos ajude para jamais perdermos o foco e o desejo de conhece-lo verdadeiramente!

      Excluir
  5. Que DEUS continue te usando!
    Seja ousado no Espírito.
    Perseverança, esforço, dedicação e muita Fé na tua caminhada . Para teu elevo Espiritual,deixo uma paragem Bíblica que se encontra em Mateus 10:22
    P/b - aquele que perseverar até o fim;
    Este será Salvo. - M.A.G -

    ResponderExcluir