domingo, 28 de agosto de 2011

O sal da terra (post 3) Quando o sal perde o seu valor.


O sal da terra (post 3) Quando o sal perde o seu valor.


“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.” (Mateus 5:13)
Depois de perder o seu sabor, a segunda coisa que “o sal” que não cumpri a sua função perde é o seu valor: “Para nada mais presta”.
Tudo quanto existe tem uma finalidade e uma utilidade, e esta utilidade é o que atribui valor as coisas. Por que será que nos dispomos a pagar mais caro por um carro do que por um ventilador? Sem dúvida alguma o carro nos é bem mais útil.
No entanto, quando algo perde a sua utilidade, igualmente perde também o seu valor. Normalmente ninguém se propõe a comprar uma panela furada ou um pneu careca. Quanto mais usado um carro é, e consequentemente menos eficiente, menos ele vale. De igual modo, as empresas geralmente pagam mais aos funcionários que tenham condições de ser mais úteis.
No mundo espiritual não é diferente, Deus nos criou com um proposito e com uma utilidade pré-definida, a saber, glorificar o seu santo nome. Os servos que não atentam para isso se tornam inúteis, se tornam no verdadeiro “sal insípido”.
Assim como não estamos dispostos a conservar conosco aquilo que não tem utilidade e nem valor, Deus também não deseja o “sal insípido”. E depois de dar-lhe uma boa oportunidade para tornar-se útil, não lhe resta outra opção senão deitar-lhe fora. Uma das passagens bíblicas que, sem dúvida, melhor expressa essa verdade é a parábola da figueira estéril. Confira:
“E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;
E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?”(Lucas 13:6-7)
Note que o dono da terra já havia procurado algumas vezes fruto nesta sua árvore, como depois de tantas oportunidades ela insistiu em não produzir, ele decidiu por fim corta-la. Sua atitude é totalmente coerente, tanto que ele faz questão de justificar a sua decisão: “por que ocupa ainda a terra inutilmente?”. É totalmente inviável investir em algo que não traz retorno, que não cumpre o seu papel, que não traz o resultado que dele se espera.
Os leitores da bíblia sabem que o dono desta vinha é o Senhor, e que a figueira estéril são os seus servos que não produzem os frutos que o Senhor espera deles. Eles são “o sal insípido”, o sal que perdeu o seu sabor e que agora não tem mais valor algum.
Agora o que os bons leitores da bíblia também sabem, é que em matéria de seu útil a Deus, nenhum de seus servos pode gloriar-se em si mesmo, haja vista que, todos nós nos fizemos inúteis por causa dos nossos pecados. E se dependesse de nós esta parábola teria um fim muito lógico, porém, muito triste para nós. Mas para nossa felicidade ela tem uma continuação:
“E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;
E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.” (Lucas 13:8-9).
Um outro personagem se pronuncia nesta história, alguém resolve interceder em favor da figueira estéril. E mais do que isso, resolve se dedicar a ela: “deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;”.
Este vinhateiro não é outro senão o Senhor Jesus, o qual se dedicou a nós, figueiras estéreis que éramos. Isto ele fez, quando resolveu deixar a sua glória no céu, para vir a este mundo morrer pelas nossas vidas.
Cada crente é uma figueira que não dava fruto, mas que agora teve sua esterilidade curada pelo sacrifício do seu Senhor; é o sal que não tinha sabor, mas foi restaurado pelo Sol da Justiça, o nosso Salvador. Tudo o que temos que fazer agora é não voltar ao nosso antigo estado. Porque ninguém poderá fazer por nós novamente, o que Jesus fez naquela rude cruz.

Buscando ser o sal que conserva o seu sabor, a fim de ter valor para o meu Senhor.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Agiotagem e usura à luz da Bíblia.


Agiotagem e usura à luz da Bíblia.

O que a Bíblia Sagrada nos diz sobre cobrança de juros e usura, a popular agiotagem?  É aceitável que alguém seja cristão e seja também agiota? A seguir comentaremos alguns versículos que nos respondem estas perguntas.
O escritor sagrado, divinamente inspirado, faz uma pergunta retórica: “SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?” (Salmos 15:1) A partir desta pergunta, começa ele a, pelo Espírito, listar aqueles que são os verdadeiros cidadãos do Céu. E adivinhe só quem fica de fora?!
Uma das qualidades necessárias para estar para sempre com o Senhor é não oprimir o seu próximo: “Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.” (Salmos 15:5) Veja que o nosso conhecido agiota é comparado com aquele que recebe dinheiro para fazer mal a um inocente, está, portanto, no mesmo nível de um matador de aluguel. 
Será isso o sonho de Deus para os seus servos? 
Será isso o que o Senhor Jesus deseja para aqueles que ele comprou com seu precioso sangue vertido no calvário? 
Uma de nossas principais perguntas está sem dúvida respondida.

A desobediência a lei civil
Instruir a cerca da questão da usura foi uma preocupação de Deus desde os primórdios de seu povo. Este assunto estava muito bem esclarecido na lei civil que o Senhor transmitiu ao povo de Israel: “A teu irmão não emprestarás com juros, nem dinheiro, nem comida, nem qualquer coisa que se empreste com juros. Ao estranho emprestarás com juros, porém a teu irmão não emprestarás com juros; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em tudo que puseres a tua mão, na terra a qual vais a possuir.”  (Deuteronômio 23:19-20)
Diante deste exposto, aparentemente, surge uma brecha para que o cristão agiote para os não-crentes. Para utilizar-se, no entanto, desta brecha, estando-se no Brasil, o cristão inclinado para a agiotagem enfrentará outro problema, a saber, a lei civil do nosso país.
Entre as muitas leis que legislam sobre este tema podemos citar:
·       a lei n.º 7.492/86 dos crimes contra o sistema financeiro que impõe pena de até 4 anos de reclusão para quem exige juros e comissões sobre operação de crédito, em desacordo com a legislação.
·   o Decreto 22.626/33 que classifica usura se cobrar juros pelo empréstimo em dinheiro e/ou venda de uma mercadoria e/ou serviço, com juros superiores a 1% ao mês ou 12% ao ano sobre o seu preço a vista. Fonte(s): ADCON - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, da Vida e dos Direitos Civis.

Mas nós somos obrigados a obedecer estas leis? Veja o que a Palavra de Deus diz em relação a elas: “Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.” (I Pedro 2:13-14) 
Se desobedecemos as leis, desobedecemos também a Deus.

A usura classificada entre os pecados que, no passado, levaram o povo de Deus a ruína.
Quando os profetas de Deus se levantavam para condenar o pecado do povo, geralmente, a usura estava presente. Confira:
Isaías: “EIS que o SENHOR esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores. E o que suceder ao povo, assim sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua senhora; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura.” (Isaías 24:1-2)
Jeremias : “Ai de mim, minha mãe, por que me deste à luz homem de rixa e homem de contendas para toda a terra? Nunca lhes emprestei com usura, nem eles me emprestaram com usura, todavia cada um deles me amaldiçoa.” (Jeremias 15:10)
Ezequiel: “Presentes receberam no meio de ti para derramarem sangue; usura e juros ilícitos tomaste, e usaste de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor DEUS.” (Ezequiel 22:12)
Note que o pecado da usura, juntamente com outras praticas que desagradam a Deus, trouxeram em várias ocasiões o castigo divino sobre o povo da Antiga Aliança. O verdadeiro servo do Senhor, aquele que tem visão espiritual, jamais se colocará debaixo de tal maldição. A opressão do próximo, praticada na cobrança de usura, inicialmente parece ser fonte de lucro, mas na verdade é um irreparável prejuízo para a Vida Eterna.

A agiotagem não cabe ao justo, pois ele conduz sua vida com justiça.
O Espírito Santo diz através do salmista que o homem bom não consegue usar da necessidade do próximo para oprimi-lo, pois a justiça é uma qualidade nata de sua índole.  Confira o que diz o Salmo 112 verso 5: “O homem bom se compadece, e empresta; conduz os seus negócios com justiça;”. Quando o justo tem condições, ele empresta para socorrer o seu irmão, e não para auferir lucros ou enriquecer a custa da miséria alheia.
A usura foi um pecado que esteve presente também entre os que regressaram do exílio de Babilônia, e exigiu forte combate dos reconstrutores da nação: “E considerei comigo mesmo no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Sois usurários cada um para com seu irmão. E convoquei contra eles uma grande assembleia.” (Neemias 5:7) Neemias, como um instrumento de Deus para reavivar a nação rebelde, não transigiu com este erro, antes, combateu contra ele com autoridade do Senhor.
Hoje Deus conclama aos fiéis, para que ergam a bandeira da justiça e condenem a avareza dos que se nomeiam cristãos, mas na verdade tem se curvado diante de mamom.  Que estes aprendam que a verdadeira fonte de lucro é a misericórdia e não a avareza, e que só os que rejeitam estas coisas é que tem as suas orações levadas até o trono do Senhor. “O que aumenta os seus bens com usura e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre. O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.”  (Provérbios 28:8-9)
Mas o Senhor conhece os que são seus.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Lição 9: Preservando a identidade da Igreja (VERIFIQUE SEU APRENDIZADO DESTA LIÇÃO DA EBD)


3º Trimestre 2011 “A Missão Integral da IgrejaPorque o Reino de Deus está entre vós
Lição 9: Preservando a identidade da Igreja

Caro professor, o presente questionário contém dez questões elaboradas com base no comentário da lição de Escola Bíblica Dominical da cpad, com a finalidade de ser aplicado para verificação de aprendizado dos alunos e mestres.

MARQUE CERTO OU ERRADO E VERIFIQUE O GABARITO AO FINAL DO TESTE.

I. O QUE É A IGREJA
1- No grego, o vocábulo igreja é ekklēsia. O termo, literalmente, refere-se à reunião de um povo, assembleia ou igreja local.
(  ) Certo  (  ) Errado
2- A característica divina da Igreja está na pessoa de Jesus Cristo. Ele a fundou, edificou-a e conserva-a através do Espírito Santo para nossa consolação.
(  ) Certo  (  ) Errado
3- A característica terrena do Corpo de Cristo é composta por ambos os povos: judeus e gentios. Após o advento da Igreja, estes povos que estavam separados. Todavia, mediante a cruz de Nosso Senhor, passaram a constituir uma só grei.
(  ) Certo  (  ) Errado
4- A Igreja, como instituição divina, tem o seu manual de regra e conduta. Este por sua vez, é baseado, dentre outras obras, na Bíblia Sagrada - a Palavra de Deus.
(  ) Certo  (  ) Errado
II. A PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE DA IGREJA
5- Como Igreja, temos responsabilidade com a educação dos crentes e não-crentes. Jesus dedicou grande parte do seu ministério ao ensino.
(  ) Certo  (  ) Errado
6- Jesus ensinou aos seus seguidores que o amor evidencia a comunhão com Ele e com o Pai. Ele disse: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”
(  ) Certo  (  ) Errado
7- Cada crente deve preservar a doutrina de Cristo, lutando contra as várias distorções e heresias que surgem a cada dia, debochando ao máximo dos que ousarem se levantar contra nossa crença.
(  ) Certo  (  ) Errado
III. ALGUNS PERIGOS QUE AMEAÇAM A IGREJA
8- O crente é forte, por isso, os cuidados e seduções deste mundo jamais poderiam fazê-lo perder o primeiro amor.
(  ) Certo  (  ) Errado
9- Temer a Deus é honrá-Lo como o Senhor de nossas vidas. Quando o homem perde o temor a Deus, acaba cometendo toda a sorte de iniquidades.
(  ) Certo  (  ) Errado
10- Vigiemos para que jamais venhamos a perder a humildade, pois a “soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”.
(  ) Certo  (  ) Errado


Gabarito

1- Certo 
2- Certo 
3- Certo
4- Errado – A própria Bíblia Sagrada - a Palavra de Deus, é o manual de regra e conduta da igreja de Cristo.
5- Certo
6- Certo
7- Errado – Devemos fazer a defesa dos fundamentos de nossa fé, sem arrogância ou dissimulação, mas sobretudo com amor, respeito e mansidão.
8- Errado - Precisamos vigiar, pois muitos crentes, diante dos cuidados e seduções deste mundo, acabam perdendo o primeiro amor.
9- Certo     
10-Certo

domingo, 21 de agosto de 2011

O sal da terra (post 2) Quando o sal perde o seu sabor


O sal da terra (post 2) Quando o sal perde o seu sabor

Mateus 5:13
“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.”
Quando o “o sal” não cumpri a sua função, ou seja, se torna insípido, ele perde três coisas e a primeira delas é o seu sabor “com que se há de salgar?”.
Para entendermos melhor a gravidade de o sal perder o seu sabor, vamos ver também como o evangelista Lucas registra esta mesma passagem: “Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar? Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Lucas 14:34-35).
Lucas dá ao seu registro um tom de solene advertência quando diz: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”. Isto para os nossos dias equivale a dizer: Veja lá, eu estou avisando! Não é possível que vocês são surdos! Quem já viu um sal não cumprir a sua função de salgar?!
O motivo para a séria advertência não é atoa, ambos os evangelistas, ou seja, tanto Mateus quanto Lucas, deixam claro o destino do sal que perde o seu sabor.
Lucas diz: “Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora.” Nem nos lugares mais sujos, como a terra e o monturo, ele tem utilidade. Seu lugar é à mesa, temperando o alimento, fora de lá ele não tem serventia. Assim é o crente fora da casa de Deus, não tem utilidade alguma, é como um peixe fora d’água ou um pássaro que não pode voar.
Já Mateus diz: “Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.” Quando o crente insípido perde o seu lugar no Reino de Deus e parte para o mundo, as coisas não prosperam muito para ele. Como ele se encontra em um lugar que não lhe pertence, ele normalmente é colocado como tapete dos homens ímpios. No sistema de vida do mundo, que é governado pelo próprio inimigo, não existe piedade e nem misericórdia. O crente rebelde é tratado como escoria.    
Um grande exemplo disso, vemos na parábola do filho pródigo, após deixar a presença do pai e sair pelo mundo para aproveitar a vida, o dinheiro deste jovem acaba. Ele, então, começa a padecer necessidade, é colocado para alimentar porcos, mas nem a comida que os porcos comiam lhe davam para matar a fome. Ele foi verdadeiramente pisado pelos homens. E esta mesma história se repete, não com alguns, mas com todos os filhos que se tornam rebeldes e saem da presença do Pai.
Cada um dos evangelistas registra este ensino conforme o seu entendimento e ponto de vista, porém, uma frase, ambos grafaram de maneira totalmente idêntica: “com que se há de salgar?” Ambos concordam que se o sal perde o seu sabor não há nada que possa ser colocado para cumprir o seu papel. Eu desconheço qualquer substância que possa substituir o sal. De igual forma, se nós cristãos não cumprirmos o nosso papel como o sal da terra, a obra de Deus não se realizará neste mundo perdido, e todos, inclusive nós próprios, pereceremos fora da presença de Deus.
O cristão que não transmite o seu testemunho de vida é como um bombeiro que se nega a apagar um incêndio, ou como um médico que se recusa a atender o doente em situação de emergência. O servo que não traz em si as marcas de Cristo é o atalaia que não avisa o incauto da espada, que ligeiramente se aproxima para tirar-lhe a vida. O Senhor conta contigo, para livrar da sombra da morte, os que se encontram iludidos pelas mentiras do inimigo.

Buscando ser o sal que conserva seu sabor, para fazer diferença neste mundo, carente do salvador. 

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Lição 8: Igreja — Agente transformador da sociedade (VERIFIQUE SEU APRENDIZADO DESTA LIÇÃO DA EBD)


3º Trimestre 2011 “A Missão Integral da IgrejaPorque o Reino de Deus está entre vós
Lição 8: Igreja — Agente transformador da sociedade
 
Caro professor, o presente questionário contém dez questões elaboradas com base no comentário da lição de Escola Bíblica Dominical da cpad, com a finalidade de ser aplicado para verificação de aprendizado dos alunos e mestres.

MARQUE CERTO OU ERRADO E VERIFIQUE O GABARITO AO FINAL DO TESTE.

I. A IGREJA E A SOCIEDADE
1- A família é a célula básica da sociedade e da nação. A partir da família de Adão e Eva, os seres humanos começaram a formar outros agrupamentos sociais mais complexos. Sem a família a sociedade desaparece.
(  ) Certo  (  ) Errado
2- Jesus, por ser um grande Mestre, não se relacionava com os desprezados e marginalizados. Sua pregação e ensino excluíam os leprosos, os oprimidos pelo Diabo, cegos, coxos, etc.
(  ) Certo  (  ) Errado
3- A Igreja de Cristo é como um farol em meio à escuridão deste mundo, por isto seus membros devem ter uma conduta ilibada. Caso contrário, não terão a credibilidade necessária ao pregar a Palavra de Deus.
(  ) Certo  (  ) Errado
II. A IGREJA E A PROTEÇÃO SOCIAL
4- Se uma nação não dispuser de recursos eficazes de proteção, de nada valerá a intercessão do povo de Deus.
(  ) Certo  (  ) Errado
5- A Palavra de Deus revela que os reis tementes ao Senhor recebiam conselhos e orientações dos profetas. Os mensageiros do Senhor exerciam uma função social muito importante: denunciavam as injustiças sociais e os pecados do povo e dos governantes.
(  ) Certo  (  ) Errado
6- Se a sociedade pautar o seu modo de viver pelos princípios estabelecidos por Deus nas Escrituras Sagradas, não mais assistiremos a sua degradação ética, moral e espiritual.
(  ) Certo  (  ) Errado
III. A IGREJA E A ASSISTÊNCIA À SOCIEDADE
7- Não é evangelizando que a igreja poderá mudar o cenário da sociedade na qual acha-se estabelecida.
(  ) Certo  (  ) Errado
8- A evangelização é a suprema missão da Igreja de Cristo. Todavia, devemos conscientizar-nos de que a ação social também faz parte da tarefa que nos confiou o Senhor.
(  ) Certo  (  ) Errado
9- A degradação dos valores familiares, as drogas, a criminalidade e outros sintomas igualmente maléficos evidenciam o caos em que vive a sociedade.
(  ) Certo  (  ) Errado
10- Cabe a Igreja de Cristo, através da Palavra de Deus, condenar a prostituição, a pedofilia, o aborto e toda sorte de corrupção moral e espiritual.
(  ) Certo  (  ) Errado


Gabarito

1- Certo 
2- Errado - Jesus era amorosamente amistoso. Relacionava-se inclusive com os desprezados e marginalizados. Sua pregação e ensino eram inclusivos e alcançava a todos.
3- Certo
4- Errado – Um recurso eficaz e poderoso para abençoar e proteger a nação é a intercessão do povo de Deus.
5- Certo
6- Certo
7- Errado – Evangelizando, a igreja pode sim mudar o cenário da sociedade, na qual acha-se estabelecida. À medida que o poder do Evangelho vai transformando a vida dos homens e mulheres que nela se acham inseridos.
8- Certo
9- Certo     
10-Certo