segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O sal da terra (post 1) As características do sal


O sal da terra (post 1) As características do sal

Mateus 5:13
“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.”

Foi no sermão do monte que Jesus pronunciou estas tremendas e fortes palavras. Aqui, ele chama os seus seguidores de “o sal da terra” para ilustrar o papel que devemos desempenhar neste mundo.
Além disso, ele alerta para o risco de “o sal” não cumprir a sua função, ou seja, se tornar insípido. Neste caso, ele perde três coisas, a saber: Seu sabor “com que se há de salgar?”; Seu valor “Para nada mais presta”; Seu lugar “senão para se lançar fora”.
Sobre estas coisas, porém, comentaremos nas próximas postagens, se o Senhor nos permitir. Nosso desejo agora é nos atermos a nossa função como o “o sal da terra”, e para melhor podermos entendê-la, vamos observar três características do sal.
Quanto à primeira característica a que me refiro, trata-se do seu efeito preservador. Quando um alimento é salgado isso impede que microrganismos atuem para estragá-lo.
Até bem pouco tempo ainda era comum a prática de salgar a carne para preserva-la da deterioração, em locais que não se despunham de freezer para congelá-la. Assim também nós, como “o sal da terra”, temos a função de preservar o mundo da deterioração moral e podridão espiritual que o maligno busca implantar nele.
Em I Timóteo 3:15, Paulo, pelo Espírito, nos chama a nós, “a igreja do Deus vivo”, de “a coluna e firmeza da verdade”. Com isso ele está dizendo que temos a responsabilidade de servir de referencial para, que através de nós, os perdidos encontrem a verdade de Deus.
Há quem diga que os crentes lêem a Bíblia e os do mundo lêem os crentes. Isso deve nos fazer refletir com seriedade na importância do testemunho cristão que estamos passando à “nuvem de testemunhas” (Hebreus 12.1) que nos rodeia. 
Já a segunda característica do sal, diz respeito a sua capacidade de provocar sede. Quem já não teve a experiência de sentir uma sede, capaz de levá-lo a tomar vários copos d’água, por ter comido uma carne um pouco mais salgada.
Da mesma forma nós, como “o sal da terra”, temos também a função de provocar, naqueles que nos cercam, a sede da água viva, que sai da sublime fonte que é o Senhor Jesus.
Temos que, com nossas atitudes, provocar nas pessoas o desejo de também glorificar a Deus em suas vidas. Foi o que o Senhor Jesus ensinou neste mesmo sermão: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:16)
E estes, em quem despertaremos sede de glorificar a Deus, não deixarão de ser saciados, pois o próprio Senhor promete: “A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.” (Apocalipse 21:6).
E por fim, a ultima característica do sal que quero mencionar, esta relacionada a sua ação invisível. O sal não muda em nada a aparência do alimento, nem tampouco pode ser enxergado depois que se dissolve para temperar o mesmo. No entanto, é impossível não perceber a sua ação.
Do mesmo modo, devemos nós trabalhar para Cristo sem buscar notoriedade ou o reconhecimento dos homens. Sabendo que nosso louvor virá do Senhor!
Isso... Se fizermos como João Batista, ou seja, transferirmos toda a glória para ele. Veja o que João dizia: “É necessário que ele cresça e que eu diminua.” (João 3:30).
Que conosco não seja diferente, que Jesus cresça cada dia mais em nossas vidas, e que o nome dele seja sempre glorificado em nós e em nossas obras.    

Buscando ser sal, para fazer diferença neste mundo perdido, causando sede do Deus vivo nos que me cercam e deixando a glória para quem lhe é devida, o meu Cristo.

18 comentários:

  1. OI Sidone que bom receber a sua visita no Vivendo pela palavra e saber que esta fazendo parte, seja bem-vindo!!!Também ja estou por aqui, parabéns pelo blog.

    Uma boa semana para todos!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Irismar! Deus continue te usando grandemente...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela sua visita, estou seguindo seu blog tambem. Que Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  4. parabems pela bela mensagen qro permisão para pregala na minha igreja um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Obrigado irmão Francisco!
    Tenha toda liberdade de usar do meu material no que for util para edificação dos santos na sua igreja. Deus lhe abençoe e continue usando grandemente!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Irmão!
    Você é um servo usado por Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado prezada irmã! Rogo suas orações em meu favor...

      Excluir
  7. linda esta palavra. aprendi de Deus nesta tarde

    ResponderExcluir
  8. Amém , fui muito abençoada com essas palavrão .

    ResponderExcluir
  9. Eu PB Giovanni, obrigado pela Palavra de Deus na nosas vidas. Vor pregar esta mensagem em frances

    ResponderExcluir
  10. Enlevo espiritual meditar nesse sermão tão maravilhoso! Que a graça do Trino Deus seja com todos, amém...

    ResponderExcluir
  11. Glória a Deus!! Deus continue te abençoando,com palavras de sabedoria.

    ResponderExcluir