sábado, 6 de agosto de 2011

Atentando para a lei perfeita (post 6) Agiotagem e Usura


Atentando para a lei perfeita (post 6) Agiotagem e Usura

Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” (Tiago 1:25)
O segredo para nossa vitória, em qualquer área de nossas vidas, está em atentar, ou seja, dar ouvidos ao que diz a Palavra de Deus. Traremos sempre aqui, versículos selecionados, que abordam um assunto específico de interesse para todos nós.


O que a bíblia diz sobre: Agiotagem e Usura

“SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.” (Salmos 15: 1,5)

A teu irmão não emprestarás com juros, nem dinheiro, nem comida, nem qualquer coisa que se empreste com juros. Ao estranho emprestarás com juros, porém a teu irmão não emprestarás com juros; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em tudo que puseres a tua mão, na terra a qual vais a possuir.”  (Deuteronômio 23:19-20)

Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.” (I Pedro 2:13-14)

“ Presentes receberam no meio de ti para derramarem sangue; usura e juros ilícitos tomaste, e usaste de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor DEUS.” (Ezequiel 22:12)

“O homem bom se compadece, e empresta; conduz os seus negócios com justiça;” (Salmos 112:5)

O que aumenta os seus bens com usura e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre. O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.”  (Provérbios 28:8-9)

“E considerei comigo mesmo no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Sois usurários cada um para com seu irmão. E convoquei contra eles uma grande assembleia.” (Neemias 5:7)

 O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.”  (Provérbios 22:7)

 “EIS que o SENHOR esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores. E o que suceder ao povo, assim sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua senhora; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura.(Isaías 24:1-2)

 Ai de mim, minha mãe, por que me deste à luz homem de rixa e homem de contendas para toda a terra? Nunca lhes emprestei com usura, nem eles me emprestaram com usura, todavia cada um deles me amaldiçoa.” (Jeremias 15:10)

2 comentários:

  1. Procurei este texto, não para saber se agiotagem era errado ou não aos olhos de Deus, mas para saber como posso obter o perdão e salvação do senhor, de pois de pecar recorrendo a agiotas.
    Sempre fiquei longe de praticar tal coisa, era uma das coisas que eu abominava.
    Só que após o erro de não ouvir a voz de Deus a frente de um projeto esportivo, me endividei e para não ficar mal diante dos homens que poderiam me levar a morte,recorri aos falsos amigos que emprestam dinheiro a juros na confiança de paga-los com meu trabalho.
    Só que trabalho com vendas e por conta própria, o dinheiro não supria nada e foi se tornando uma bola de neve.
    Sempre fui uma pessoa ativa em minha igreja, tenho chamado para evangelista e sou experimentado em pregações.
    Parei com tudo, tenho recusado pregações e tenho até medo de estar na igreja e ser envergonhado por esses homens.
    Tenho de pagar pois não tenho como tirar toda minha família de onde moro, por isso não recorro as autoridades e estou disposto a pagar com minha própria vida para que nada aconteça de mal com meus parentes, esposa e filho.
    Peço aos irmãos que me ajudem com conselhos e orem por mim, pois tenho orado e estou arrependido, mas com medo de Deus não me atender devido ao meu pecado.

    ResponderExcluir