sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Agiotagem e usura à luz da Bíblia.


Agiotagem e usura à luz da Bíblia.

O que a Bíblia Sagrada nos diz sobre cobrança de juros e usura, a popular agiotagem?  É aceitável que alguém seja cristão e seja também agiota? A seguir comentaremos alguns versículos que nos respondem estas perguntas.
O escritor sagrado, divinamente inspirado, faz uma pergunta retórica: “SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?” (Salmos 15:1) A partir desta pergunta, começa ele a, pelo Espírito, listar aqueles que são os verdadeiros cidadãos do Céu. E adivinhe só quem fica de fora?!
Uma das qualidades necessárias para estar para sempre com o Senhor é não oprimir o seu próximo: “Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.” (Salmos 15:5) Veja que o nosso conhecido agiota é comparado com aquele que recebe dinheiro para fazer mal a um inocente, está, portanto, no mesmo nível de um matador de aluguel. 
Será isso o sonho de Deus para os seus servos? 
Será isso o que o Senhor Jesus deseja para aqueles que ele comprou com seu precioso sangue vertido no calvário? 
Uma de nossas principais perguntas está sem dúvida respondida.

A desobediência a lei civil
Instruir a cerca da questão da usura foi uma preocupação de Deus desde os primórdios de seu povo. Este assunto estava muito bem esclarecido na lei civil que o Senhor transmitiu ao povo de Israel: “A teu irmão não emprestarás com juros, nem dinheiro, nem comida, nem qualquer coisa que se empreste com juros. Ao estranho emprestarás com juros, porém a teu irmão não emprestarás com juros; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em tudo que puseres a tua mão, na terra a qual vais a possuir.”  (Deuteronômio 23:19-20)
Diante deste exposto, aparentemente, surge uma brecha para que o cristão agiote para os não-crentes. Para utilizar-se, no entanto, desta brecha, estando-se no Brasil, o cristão inclinado para a agiotagem enfrentará outro problema, a saber, a lei civil do nosso país.
Entre as muitas leis que legislam sobre este tema podemos citar:
·       a lei n.º 7.492/86 dos crimes contra o sistema financeiro que impõe pena de até 4 anos de reclusão para quem exige juros e comissões sobre operação de crédito, em desacordo com a legislação.
·   o Decreto 22.626/33 que classifica usura se cobrar juros pelo empréstimo em dinheiro e/ou venda de uma mercadoria e/ou serviço, com juros superiores a 1% ao mês ou 12% ao ano sobre o seu preço a vista. Fonte(s): ADCON - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, da Vida e dos Direitos Civis.

Mas nós somos obrigados a obedecer estas leis? Veja o que a Palavra de Deus diz em relação a elas: “Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.” (I Pedro 2:13-14) 
Se desobedecemos as leis, desobedecemos também a Deus.

A usura classificada entre os pecados que, no passado, levaram o povo de Deus a ruína.
Quando os profetas de Deus se levantavam para condenar o pecado do povo, geralmente, a usura estava presente. Confira:
Isaías: “EIS que o SENHOR esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores. E o que suceder ao povo, assim sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua senhora; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura.” (Isaías 24:1-2)
Jeremias : “Ai de mim, minha mãe, por que me deste à luz homem de rixa e homem de contendas para toda a terra? Nunca lhes emprestei com usura, nem eles me emprestaram com usura, todavia cada um deles me amaldiçoa.” (Jeremias 15:10)
Ezequiel: “Presentes receberam no meio de ti para derramarem sangue; usura e juros ilícitos tomaste, e usaste de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor DEUS.” (Ezequiel 22:12)
Note que o pecado da usura, juntamente com outras praticas que desagradam a Deus, trouxeram em várias ocasiões o castigo divino sobre o povo da Antiga Aliança. O verdadeiro servo do Senhor, aquele que tem visão espiritual, jamais se colocará debaixo de tal maldição. A opressão do próximo, praticada na cobrança de usura, inicialmente parece ser fonte de lucro, mas na verdade é um irreparável prejuízo para a Vida Eterna.

A agiotagem não cabe ao justo, pois ele conduz sua vida com justiça.
O Espírito Santo diz através do salmista que o homem bom não consegue usar da necessidade do próximo para oprimi-lo, pois a justiça é uma qualidade nata de sua índole.  Confira o que diz o Salmo 112 verso 5: “O homem bom se compadece, e empresta; conduz os seus negócios com justiça;”. Quando o justo tem condições, ele empresta para socorrer o seu irmão, e não para auferir lucros ou enriquecer a custa da miséria alheia.
A usura foi um pecado que esteve presente também entre os que regressaram do exílio de Babilônia, e exigiu forte combate dos reconstrutores da nação: “E considerei comigo mesmo no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Sois usurários cada um para com seu irmão. E convoquei contra eles uma grande assembleia.” (Neemias 5:7) Neemias, como um instrumento de Deus para reavivar a nação rebelde, não transigiu com este erro, antes, combateu contra ele com autoridade do Senhor.
Hoje Deus conclama aos fiéis, para que ergam a bandeira da justiça e condenem a avareza dos que se nomeiam cristãos, mas na verdade tem se curvado diante de mamom.  Que estes aprendam que a verdadeira fonte de lucro é a misericórdia e não a avareza, e que só os que rejeitam estas coisas é que tem as suas orações levadas até o trono do Senhor. “O que aumenta os seus bens com usura e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre. O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.”  (Provérbios 28:8-9)
Mas o Senhor conhece os que são seus.

66 comentários:

  1. Eu não sei se os cristãos que vivem de agiotagem ( conheço alguns) Fazem-no por ignorância a Palavra ou por avareza mesmo...

    Mais um ótimo estudo, irmão Sidone. E Obrigada pelo comentário que o irmão fez lá no blog!

    Paz e Graça de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que os dois casos podem existir. O que se diz cristão só por dizer ser, e o que realmente ignora a o passo necessário que é o conhecimento da palavra de Deus.
    Ótimo artigo!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, meus irmãos, pelos comentários! Deus lhes abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  4. o gloria dei um estudo sobre postura do Cristao para com a sociedade e falei sobre agiotagem !
    alguns irmaos nao acharam boa pq emprestam dim dim a 10 e ate 15%
    Deus é Fiel

    ResponderExcluir
  5. Amém irmão Carlos!
    Vamos continuar repudiando o erro, conforme a palavra do Senhor nos ensina.
    Deus continue lhe usando...

    ResponderExcluir
  6. A falta do temor de Deus faz com que pessoas tenham atitudes selvagens e egoístas quando se trata de dinheiro. Vejam os bancos populares, o Panamericano ruiu em podridão, Crefisa que manda cartinhas a aposentados e não se importa se o pagamentos dos juros vai lhes custar sangue ou a própria vida. Isto para lucrar, aumentar seu patrimônio para gastar nas idolatrias, em status, luxuria, consumo desenfreado. Quem não teme a Deus acredita que está apenas "trabalhando" ao cobrar juros abusivos e que "o mundo é dos espertos" ao se valerem de situações de desespero para lucrar. Mas voce que lê esta mensagem sabe que mais que o ouro e a prata, vale a vida eterna e é a lea que buscamos fazer jus, pelo testemunho e retidão. Aos agiotas , a sentença já foi dada, agradando apenas a confirmação das profecias. Deus os abençoe !

    ResponderExcluir
  7. eu continuo pegando dinheiro a juro,por que muiotas vezes eu não espero do SENHOR uma resposta mas estou arrependida e pagando um preço auto quero sair dessa mas não consigo estou desesperada muito angustiada mas DEUS sabe que eu quero mudança na minha vida nem posso contar pro meu marido pois ele naõ vai entender me orientem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e seu marido são uma só carne, sua vida financeira também, senta e conta tudo a ele, pois onde não ha transparência não ha Deus.

      Excluir
  8. Irmã Thaise confie no Senhor para a provisão de suas necessidades e se liberte deste vampiros. Minha oração é para que o Senhor te abençoe e dê grande vitória!

    ResponderExcluir
  9. Procurei este texto, não para saber se agiotagem era errado ou não aos olhos de Deus, mas para saber como posso obter o perdão e salvação do senhor, de pois de pecar recorrendo a agiotas.
    Sempre fiquei longe de praticar tal coisa, era uma das coisas que eu abominava.
    Só que após o erro de não ouvir a voz de Deus a frente de um projeto esportivo, me endividei e para não ficar mal diante dos homens que poderiam me levar a morte,recorri aos falsos amigos que emprestam dinheiro a juros na confiança de paga-los com meu trabalho.
    Só que trabalho com vendas e por conta própria, o dinheiro não supria nada e foi se tornando uma bola de neve.
    Sempre fui uma pessoa ativa em minha igreja, tenho chamado para evangelista e sou experimentado em pregações.
    Parei com tudo, tenho recusado pregações e tenho até medo de estar na igreja e ser envergonhado por esses homens.
    Tenho de pagar pois não tenho como tirar toda minha família de onde moro, por isso não recorro as autoridades e estou disposto a pagar com minha própria vida para que nada aconteça de mal com meus parentes, esposa e filho.
    Peço aos irmãos que me ajudem com conselhos e orem por mim, pois tenho orado e estou arrependido, mas com medo de Deus não me atender devido ao meu pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem explicado, porém é necessário ressaltar que o conceito de usura é mais complexo do que se imagina.
      Depende muito da taxa fixada e do contexto econômico de uma determinada região.

      Não entendi muito bem se este texto busca defender interesses de Instituições financeiras ou busca orientar o cristão???

      O mau não está em determinada situação, mas na pessoa que pratica tal mau. Por exemplo se um Banco empresta dinheiro à uma taxa de 08% a.m e um emprestador de dinheiro autônomo (agiota) empresta o mesmo valor à 06% a.m, de quem vc tomará o dinheiro??? Outra, não são os bancos os grandes vilões que furtam o dinheiro do povo???

      Temos que analisar com mais racionalidade tudo que lemos!!! Estamos cercados de leis e regras que muitas vezes servem para prender a mente das pessoas numa escravidão, e que escravidão é essa? é uma servidão aos poderosos, governantes e capitalistas, ora, quem não sabe que tudo que é regulamentado ou artigos difundidos na mídia são de autoria de banqueiros e magnatas capitalistas. Não se iludam povo!!!

      Lembrem-se o pecado está no excesso, até o ato que é bom e perfeito pode se transformar em pecado. A bíblia fala em temperança. Ora se vc emprestar um valor para alguém com juro bem abaixo do que o banco empresta vc não estaria fazendo um bem?

      Reflita, cada um faça seu julgamento, julgamento crítico devemos ter sempre!

      Excluir
    2. Caro Rafael... Obrigado por participar! Quanto a sua colocação de que a postagem visa defender interesses de bancos... eu creio que qualquer um que olhar com imparcialidade verá que isto não procede.
      Quanto ao ser crítico... a bíblia diz que: "É bom ser zeloso, mas sempre do bem..." (Gálatas 4:18). Que Deus te ilumine o entendimento!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Para que se caracterize usura é preciso que haja opressão do seu próximo ou seja você vê seu irmão em opressão e lhe empresta dinheiro com juros altíssimo com o objetivo de tirar proveito deixando-o cada vez mais oprimido. Mas o que você me diz dos bancos que são protegidos pela lei e empresta juros altíssimos aos queridos irmão até se afundarem cada vez mais e tornarem-se escravos do sistema financeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a lei a usura é caracterizada quando se cobra juros acima de um por cento ao mês... Creio que para a bíblia quando se tem interesse de lucrar com o emprestimo de qualquer recurso, seja lucrar muito ou pouco, o que é muito relativo... Com todo respeito a sua opinião, acho que não podemos basear nossas atitudes pela prática dos bancos ou de qualquer outra instituição deste mundo, mas sim pela palavra de Deus. E os cristãos que trabalham em bancos, como eu, tem que vigiar para não ceder ao sistema e praticar aquilo que a bíblia condena afim de galgar carreira na empresa. Deus abençoe!

      Excluir
    2. Gostaria de saber onde vc achou esse dado que juros com usura é maior que 1% ao mês? Uma vez que alguns anos atrás o dinheiro rendia mais de 200% e operações de overnight por conta da crise. E acho tambem que vc utilizou versiculo isolado de que as pessoas tem que obedecer todas leis do país, entao me diga vc acha correto o que alguns paises tem como lei matar cristãos ou nao deixarem mulheres estudar e muitas outras coisas?

      Excluir
    3. No corpo do texto eu cito a lei que define isso...
      Quanto ao obedecer as leis é claro que devemos faze-lo quando estas não infrigem a lei de Deus, caso contrario: "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens."
      Atos 5:29

      Excluir
  12. E a pessoa que toma dinheiro emprestado de agiota tbm está pecando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não diria que está pecando irmã Alessandra... Mas sem dúvida está precisando buscar em Deus uma maneira de sair desta situação!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olha experiência própria, o Cristão não deve emprestar quando um irmão necessita ele deve doar por que se emprestar vai causar feridas no coração entendo que muitas das provas são até mesmo conta de má conduta do irmão em proceder na falta de sabedoria, o Deus vivo supre todas as necessidades do servo esse ele está passado por algum problemas este problema vai passar pra você aí vem a caso de dizer que crente e caloteiro e não paga ninguém pra isso seja saudoso com seu irmão fazendo a doação sem juros, no caso se ele não te pagar vai causar uma ferida enorme no seu coração

    ResponderExcluir
  16. Esta errado trocas cheques ou vales a 3 % ao mes, nao troco de pessoas necessitas e nem as oprimos, mas essas pessoas nao tem capital de giro e o que eu cobro é parte do lucro delas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Jota, com todo respeito a sua pessoa, esta atividade que vc mencionou é ilegal. Isto por si só já basta para não convir a nós, os santos. Deus cuida de nós, e nos supre as necessidades sem precisamos desobedecer a lei de Deus ou a dos homens.

      Excluir
  17. Belo estudo, parabéns!
    Mas, cheguei aqui a procura de orientação sobre investimento, onde ganho lucro com juros de instituições (juros compostos, ações de empresas, etc...). Esse tipo de investimento é pecado, por obter lucro com juros? Agradeço desde já a orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Klayton! Obrigado por participar!
      Respondendo a sua pergunta, não acredito que seja pecado aplicar recursos em um investimento financeiro. Primeiro porque vc não está infligindo a lei, como o caso do agiota. Segundo vc não está oprimindo o seu próximo com a cobrança de juros exorbitantes, então não há problema.
      Deus lhe abençoe!

      Excluir
    2. Muito obrigado. Deus continue abençoando o senhor! Abraço

      Excluir
  18. ver so irmao sidone, minha mae tem um amigo de confianca, ele tem o tebalho dele e empresta dinheiro, mais ele que lucro por cima pois, ele valou que so cobra esse dinheiro por ser a vista e na hora que apessoa quer ele se diz que nao e agiota, mais ainda sim isso e agiotagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Suany, se o amigo de sua mãe empresta dinheiro com juros superior a 1% ao mês, é agiotagem sim. Obrigado por participar!

      Excluir
  19. Mas eu meus amados que faço so as cobranças,por acaso taria eu pecando?

    ResponderExcluir
  20. gostaria de saber se esta de acordo com a palavra de Deus, se eu comprar um veiculo e depois não conseguir pagar as parcelas e colocar em juros abusivos, estou pecando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver se eu entendi irmã Andreza... Vc está falando sobre entrar na justiça para reclamar dos juros abusivos no financiamento do seu veiculo? Se é isso acredito que vc não estará pecando, pois o cristão tb tem o direito de recorrer ao seus direitos perante a lei civil. Paz!

      Excluir
  21. Gostei muito do estudo pois tenho tido propostas de gerência o trabalho para o agiota creio que Deus está me livrando da laço de mamom

    ResponderExcluir
  22. Eu trabalho com um agiota não tenho a prática de empresta meu dinheiro com juros . E esse companheiro de trabalho é agiota e eu prestava serviço de motoboy buscando o dinheiro para o agiota estou pecando pôr isso ..ele me paga por serviços prestado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu entendi o seu trabalho não está ligado a atividade do seu cliente irmão Wellington. Mas, só faça aquilo que a sua consciência cristã não condena. Deus lhe abençoe!

      Excluir
    2. Obrigado com certeza as palavras de Deus em seu boca me ajudará a seguir um caminho de PAZ COM DEUS

      Excluir
  23. A Graça e Paz vos seja multiplicada!
    Biblicamente, um Cristão pode trabalhar em uma instituição financeira que empresta dinheiro a juros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão José, paz seja contigo!
      Na minha visão entendo que se fossemos analisar se as praticas das empresas em que trabalhamos agradam a Deus, dificilmente encontraríamos lugar para trabalhar.
      Mas entendo que o mais importante é o nosso procedimento dentro destas empresas, é a nossa atitude pessoal é que não deve desagradar ao nosso Deus!

      Excluir
  24. Pergunta interessante meu irmão! O que posso lhe dizer é que eu não conheço nenhum que tenha... e que eu não teria... Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  25. Há algum tempo emprestei dinheiro para um parente meu... eu não quis cobrar juros mas a pessoa fez questão de pagar um valor acima do emprestado... Gostaria de saber se pequei nessa situação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não cobrou... O que ele lhe deu por livre vontade foi um presente!
      Mas se vc não se sente bem com isto, procure uma forma de restituir-lhe este valor sem ofende-lo. Deus lhe abençoe!

      Excluir
  26. Há algum tempo empresto dinheiro a juros,foi uma forma que incontrei de ganhar dinheiro já que não tenho outro meio de ganhar.Mas lendo uma passagem da bíblia percebi que ao olhos de Deus é pecado.Estou muito angustiada e pretendo deixar esse ato. Será q tenho o perdão de Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." (Pv28.13)
      O nosso Deus está sempre pronto a nos perdoar quando acha arrependimento em nós irmã Ana.
      Certamente o Senhor proverá pra vc uma outra fonte de renda!
      Nunca perdemos quando nos esforçamos para viver segundo a sua vontade!
      Deus lhe abençoe!

      Excluir
  27. Gostaria de saber se eu emprestar dinheiro de um agiota me afastara da presença de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi bem a sua pergunta irmã Elaine... mas acredito que vc quis perguntar se tomar dinheiro emprestado com o agiota nos afasta do Senhor.
      Não é pecado tomarmos o dinheiro emprestado para socorrermos uma necessidade quando não temos outra opção, contudo devemos orar para que o Senhor nos livre de ter que faze-lo.

      Excluir
  28. E quem vive sendo agiota a muito tempo e dizer que é cristão é certo diz essa pessoa que não tem nenhum problema ser cristão e agiota.

    ResponderExcluir
  29. boa tarde! gostaria de perguntar? paz do senhor,bem precisei de um dinheiro rapido e pequei com amigo ,que cobra juros e sanei minha dispesa pois não tinha como consequir, sou fiel a deus ....graças a deus por isso .mais realmente foi pecado o que eu cometi???ha sim ! e deste dinheiro que pequei emprestado retirei o que por lei do senhor o dizimo , mais mesmo assim pequei..poderia me dizer me esclarecer isto. lendo aqui os comentario tomei a inciativa de perguntar obrigado deus abençoi a todos...pedi perdão a deus pelo que eu fiz sei que fiz errado mais não consequi meios outros meios não esperei por deus....

    ResponderExcluir
  30. Graça e paz irmão Naldo! Precisamos lembrar que o pecado está em oprimir e não em ser oprimido, mas busque se libertar disto. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  31. Queria saber se aplicar dinheiro com uma pessoa e ele me pagar com juros é agiotagem também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a lei agiotagem é o empréstimo feito por pessoa física (ou mesmo pessoa jurídica não autorizada) cobrando juros superior a 1% ao mês. O cristão precisa estar sujeito a toda lei que não contraria a Palavra de Deus.

      Excluir
    2. Já a participação em algum negocio que exija um investimento de capital nosso nos dando direito a participação nos lucros deste negocio não se caracteriza agiotagem.

      Excluir
  32. Olá, Boa noite me chamo Henrique sou cristão e batizado, sou empresário e recebi um contive para entrar de sociedade no ramo (financeira) é contra a lei de Deus ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz irmão Henrique! O meu conselho a você, diante do que expomos neste estudo, é que procure outros ramos para investir. Não é bom que a prosperidade do cristão venha da miséria alheia. Esta é minha opinião. Que Deus lhe abençoe!

      Excluir
  33. Pegar emprestado não é pecado
    Pecado é não pagar o empréstimo
    A sim vem as consequências do erro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor que não peguemos emprestado... mas se pegarmos realmente devemos pagar.

      Excluir