segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Como ser feliz e bem-aventurado (post5) buscando prazer na lei do Senhor


Como ser feliz e bem-aventurado (post5) buscando prazer na lei do Senhor


Salmos 1:1-2
1 - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Trecho em destaque: “BEM-AVENTURADO o homem que... tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” (v.v1,2).

E por fim, o salmista indica aqui o ultimo segredo para sermos felizes e bem aventurados. Ele indica agora a lei do Senhor, ou seja, a fiel palavra de Deus, como a fonte para encontrarmos a real felicidade.
Nesta palavra podemos sim, perfeitamente, encontrar essa felicidade. Pois é através dela, e só através dela, que nos é possível conhecer a “a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).
É ela que nos revela o que Deus deseja e pede de nós: “Que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos” (Deuteronômio 10:13).
E no mesmo lugar nos revela a finalidade de atendermos a este seu pedido: “para o teu bem” (Deuteronômio 10:13)
Entenda... Tudo quanto o Criador pede de nós é, única e exclusivamente, para o nosso próprio bem! Por isso, é que observando a sua palavra, podemos ser plenamente felizes!
Sim! A palavra do Senhor, os seus benditos estatutos são a fonte da verdadeira felicidade. Mas note... Não se trata de possuir um exemplar da bíblia, nem de transporta-lo sob o braço em via pública. A questão está, em nela “medita(r) de dia e de noite.”
Não é aquele que simplesmente ouve ou lê estas palavras que é louvado pelo Senhor Jesus. Veja o que ele diz: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; (Mateus 7:24) Para ter a casa alicerçada, capaz de resistir as tempestades desta vida, não basta ser ouvinte, mas é preciso ser também praticante das palavras de Jesus.
Para resistir as muitas provações desta vida é necessário ser cumpridor das escrituras, ou seja, da fiel e inerrante Palavra de Deus.
 “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” (Tiago 1:25).
Viu só?! Veja o Espírito Santo ratificando aqui a promessa aos que querem ser felizes. Os que derem realmente ouvidos para cumprir e viver a poderosa Palavra de Deus, todos estes, serão bem-aventurados! Não serão bem-aventurados em algum lugar, nem serão bem-aventurados em algum momento, mas serão bem-aventurados em tudo quanto realizarem.

Meditando com prazer na lei do meu Senhor, em todo tempo, para ser sempre e em tudo bem-aventurado.
Sidone Gouveia




2 comentários:

  1. Professor Sidone,

    Tenho sido edificada através destes posts sobre felicidade e bem aventurança.
    Já aprendi também, sofrendo na carne, que se formos procurar felicidade fora da Palavra ou sem Cristo, estaremos fadados a uma vida de tristeza; pois o mundo diz que felicidade não existe e sim momentos felizes. Eu aprendi, estando em Cristo que tristeza não existe e sim momentos tristes.

    Paz e Graça!

    ResponderExcluir
  2. Suas palavras são totalmente verdadeiras minha irmã! Fico feliz por estar sendo útil a outros servos de Deus, pessoas que não vivem só de pão mas de cada Palavra que sai da boca do Senhor.

    ResponderExcluir