segunda-feira, 4 de julho de 2011

O tesouro escondido (post 4) Adquirindo o campo do tesouro

O tesouro escondido (post 4)
  
(Mateus 13:44-46)
44 - Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
45 - Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
46 - E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.

Adquirindo o campo do tesouro


Trecho em destaque: “vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.” (v.44)

Note irmão, que o tesouro realmente é uma dádiva um “tesouro achado”, a palavra diz “pela graça sois salvos... é dom de Deus.” (Efésios 2:8). Porém, nesta parábola entendemos que existe algo que precisa ser comprado, o campo onde o tesouro está.
Deus nos concedeu a sua salvação gratuitamente, mesmo por que não tínhamos condições de adquiri-la, ele então enviou o seu filho para conquistá-la por nós na cruz do calvário. O Senhor, porém, planejou uma participação nossa neste negócio, o tesouro é gratuito, mas temos que comprar o campo.
Mas o que significa comprar o campo?
Comprar o campo é viver uma vida aos seus pés. Paulo nos explicou isso em (II Corintios 5:15): “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” Cristo morreu para nos salvar, para que agora déssemos nossa vida a ele, como “sacrifício vivo” (Romanos 12:1).
O tremendo nesta palavra, é que Deus também nos revela o preço do campo: “vende tudo quanto tem”. O preço do campo é simplesmente tudo que temos. Você ainda está disposto? Sim, para adquirir o campo você terá que abrir mão de tudo que possui, ou pelo menos agir como se não possuísse estas coisas: “De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem; aqueles que choram, como se não chorassem; os que estão felizes, como se não estivessem; os que compram algo, como se nada possuíssem;” (1 Coríntios 7.29-30)
Achou difícil? Por quê? Você acha que o dinheiro pode realmente nos fazer felizes? É verdade que é isso que o sistema de vida do presente século procura, de todas as maneiras, incutir em nossas mentes.
Outro dia, minha esposa procurava me convencer que tenho dedicado pouco tempo a nossa filha. Como não concordei com ela, procurei uma forma de reforçar a minha tese. Como? Perguntando a minha própria filha. Você acha que o papai tem sido um bom pai? Sim, disse ela. Resolvi tirar a prova: O que falta para o papai ser melhor?  Minha “princesinha” que acabou de completar seis anos responde: Mais dinheiro.
Minha esposa assustada disse: Pensei que ela fosse dizer que queria que você a levasse para brincar na praça. Mas o que tem mais incomodado minha pequena é quando ela me pede isso ou aquilo que está sendo anunciado na propaganda do canal infantil, e eu respondo: Não temos dinheiro.
Conversei com ela, e expliquei que não é a quantidade de coisas que temos que nos fazem felizes, e sim, valorizar aquelas que temos. Principalmente as que não custam dinheiro. Isto é justamente o que a palavra de Deus nos ensina: “Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.” (Salmos 37:16). E ainda: “Melhor é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio.” (Provérbios 15:17). Precisamos seguir o exemplo do profeta Habacuque, ainda que alguma coisa nos falte, diremos: “Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3:18) Afinal de contas, ele nos deu o tesouro maior, e é para adquirir o campo onde ele está, que temos abrido mão destas coisas.

Buscando o tesouro, comprando o campo, renunciando o que for preciso com alegria.
Sidone Gouveia

O tesouro escondido (post 3) Renunciando o mundo com alegria.  

CONFIRA NA PRÓXIMA SEGUNDA UMA NOVA POSTAGEM DE UM TEMA DEVOCIONAL. 

2 comentários:

  1. olá amigo Sidone, quanto tempo não o vejo, sou o Arthur da APAE de Monte alegre de Minas, estou lhe enviando esta mens.poi adorei seu blog e ja enviei pra outros amigos meus lhe visitarem tbm. Muito bom trabalho!!! Continue assim. Que Deus ti ilumine cada vez mais.
    Abração!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Arthur! Obrigado por ter acessado, continue me dando esta honra. Que Deus lhe abençoe grandemente, e lhe dê cada vez mais sede por conhecer a sua palavra.

    ResponderExcluir