segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como ser feliz e bem-aventurado (post2) Andando segundo o conselho de Deus


Como ser feliz e bem-aventurado (post2) Andando segundo o conselho de Deus
 

Salmos 1:1-2
1 - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Trecho em destaque: “BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios” (V.1)

   O primeiro segredo que o salmista nos fornece aqui para sermos felizes é não darmos ouvidos, ou seja, não seguirmos os conselhos dos ímpios.
   E quem são os ímpios? Ora, são os que praticam a impiedade, os que não se submetem a vontade de Deus, os que levam as suas vidas como se Deus não existisse (ainda que a maioria destes afirme crer nele). Todavia, a bíblia é muito clara quando diz que não basta o crer sem obedecer, já que até o inimigo assim também crê.
   E onde estão os conselhos destes ímpios? Na verdade estão por toda parte. Nas artes, nos filmes, nas músicas, nas novelas (principalmente nas novelas, cuidado com elas!), estão até naquela prosa com aquele amigo que ainda não se rendeu inteiramente aos pés de Jesus, seja ele frequentador de uma igreja ou não.
   Mas se não devo ouvir o conselho destes, ouvir o conselho de quem então?
  Existem bons amigos, fiéis a Deus, que podem ser bons conselheiros. Existem bons lideres, bons pastores que podem aconselhar, todos estes poderão ajudar.
Mas, caso você queira um conselheiro infalível... Então siga o conselho de Deus. “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” (Tiago 1:25).
   Veja que coisa tremenda Tiago diz: Aquele que dá ouvidos a “lei perfeita”, ou seja, aquilo que Deus diz. Este “será bem-aventurado no seu feito”.
   Você entendeu bem? Será feliz no que fizer, por onde for, onde colocar a sua mão ou a planta dos seus pés. Lembra-se de José? Na terra de sua escravidão foi feito governador, como resultado de sua fidelidade ao Senhor.
   Mas como poderei ouvir o conselho de Deus em sua palavra?
   Posso comprar uma caixinha de promessas?
  Ou quem sabe abrir aleatoriamente minha bíblia, sempre que precisar de orientação?
   Na verdade essas práticas não são suficientes.
  Veja o que Jesus disse: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:26) Se o Espírito Consolador nos faz lembrar as palavras de Jesus, então precisamos estudá-las e conhecê-las. Ora, não foi isso que o salmista fez para que a palavra de Deus agisse em sua vida? A escondeu em seu coração?
   O senhor Jesus disse também que aquele que ouve e pratica os conselhos de sua palavra é um homem prudente: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” (Mateus 7:24-25).
   Já aquele que não ouve os conselhos de sua palavra, ou mesmo aquele que ouve e não os pratica, ah! Esse é comparado ao homem louco e insensato: “E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” (Mateus 7:26-27).
   E você? Sobre que fundamento tem edificado a sua casa?
  É fácil edificar sobre a rocha. Basta dar ouvidos aos conselhos do Senhor, e não aos dos ímpios.

Rejeitando os conselhos dos ímpios, escondendo no coração os conselhos de Deus para ter a casa firmada sobre a rocha.
Sidone Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário