domingo, 6 de novembro de 2011

O que Deus pede de nós? (post 3) que andes em todos os seus caminhos


O que Deus pede de nós? (post 3) que andes em todos os seus caminhos

 “Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,
Que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?”. (Deuteronômio 10:12-13)

A segunda coisa que o Senhor pede de nós, para o nosso próprio bem, é que andemos nos seus caminhos. Como Pai amoroso, o nosso Deus deseja que seus filhos andem junto dele. Ele os deseja junto dele, para estarem protegidos das ciladas do inimigo, as ciladas que o inimigo prepara para apanhar os que andam nos caminhos distantes de sua presença.
Quando o patriarca Abraão aguardava, há vinte e quatro anos, o cumprimento de uma promessa do Senhor em sua vida, a promessa de um filho, estando ele prestes a desistir de confiar nesta promessa, o Senhor lhe aparece com uma declaração de ânimo e com uma exigência:
“SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.” (Gênesis 17:1)
Deus estava relembrando a Abraão que ele é aquele que detém todo o poder no céu e na terra e, portanto, poderia sim cumprir o que lhe havia prometido. Mas para que Deus cumprisse a sua promessa, seria necessário que Abraão também desse prova do seu compromisso com o Senhor. De que forma ele poderia fazer isto? Andando na sua presença e sendo perfeito!
Você também aguarda o cumprimento de promessas de Deus em sua vida?
A exigência do Senhor para nós, crentes do século XXI, não é diferente. O Senhor continua desejando que seus filhos andem em seus caminhos, e quando fazemos isto, no tempo certo, todas as promessas dele se cumprem em nossas vidas. Porque ao contrario do proverbio popular, o Senhor nunca tarda, ainda que alguns possam considerar desta forma.
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia...”  (II Pedro 3:9)
Temos, porém, aqui um detalhe... Andar nos caminhos de Deus ou andar na sua presença requer a busca da santificação. Veja que o Senhor, além de ordenar a que Abraão andasse em sua presença, também ordenou: “sê perfeito”.
Como o Senhor é um Deus tremendamente santo, é imprescindível que aqueles que querem andar com ele se santifiquem também.
 “E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.” (Levítico 20:26)
Os que andam na presença do Todo-poderoso, são os que foram por ele escolhidos e separados para compartilhar da sua santidade. A bíblia é enfática ao dizer que, sem a busca da santificação, absolutamente ninguém poderá ver a Deus.
Mas qual é o critério que o Senhor utiliza para separar os seus escolhidos dentre a multidão?
Veja o que ele revelou através do salmista: “Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.” (Salmos 101:6)
O Rei do universo esta com os olhos atentos sobre aqueles que amam a fidelidade, sobre aqueles que desejam um caminho livre das curvas do erro. São a estes que ele chama para compartilharem de sua santidade e andarem na sua presença.
No entanto, existe um privilégio maior ainda para os que andam nos caminhos do Eterno, os que andam na presença do Senhor aqui nesta terra, são os que ele toma também, para estarem com ele para sempre.
 “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” (Gênesis 5:24)

Buscando atender ao pedido de Deus, de andar em todos os seus caminhos, para assim compartilhar de sua santidade e estar com ele para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário