domingo, 13 de novembro de 2011

O que Deus pede de nós? (post 4) que... o ames


O que Deus pede de nós? (post 4) que... o ames

 “Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,
Que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?”. (Deuteronômio 10:12-13)

Moisés relaciona mais um pedido que o Senhor Deus faz a seu povo: “e o ames”, o Senhor deseja não só ser obedecido e temido, mas também ser amado pelos seus servos. De forma que, o temor e a obediência não serão frutos de uma imposição, mas do amor que existe entre o Senhor e os que o buscam.
O amor é a base do relacionamento de Deus com seu povo, este relacionamento só existe por que Deus nos amou e nos ofereceu o seu filho unigênito, para destruir a causa da inimizade que havia entre nós e ele próprio, o Santo Criador. O que causava esta inimizade? Os nossos pecados.
“Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.” (I João 4:10)
Portanto, quando o Senhor nos pede que o amemos, na verdade ele só está requerendo que o amor, que ele já manifestou por nós, seja também correspondido.  João, o apostolo do amor, disse que só podemos amar o Altíssimo por que a iniciativa partiu dele: “Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.” (I João 4:19)
Mas como posso saber se estou correspondendo o amor de Deus por mim?
O Senhor Jesus ensinou, e o apostolo do amor registrou, como podemos saber se realmente amamos a Deus e a seu bendito filho que se deu pelos nossos pecados: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14:21)
A única forma de provarmos que realmente amamos o nosso Deus é buscando diligentemente conhecer e praticar os seus mandamentos. Afinal, foi também para isto que ele nos deu a maior prova do seu amor, oferecendo a Cristo para morrer na cruz, afim de que em sua morte e ressureição tenhamos também uma vida nova, livre do pecado, uma vida de obediência a Deus.
E o Senhor ensinou ainda, que depois que começamos a corresponder ao amor de Deus, é também guardando os seus mandamentos, que podemos permanecer neste seu amor: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” (João 15:10)
E para estes que correspondem ao amor de Deus, guardando os seus mandamentos, e permanecem neste amor de Deus, ainda guardando estes mandamentos, a bíblia tem para estes uma promessa, para todos estes que vencerem as provas e tentações no amor de Deus, a palavra tem para eles a promessa da coroa da vida.
“Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” (Tiago 1:12)

Buscando corresponder ao amor de Deus, através do conhecimento e da pratica dos seus mandamentos, para receber a sua fiel promessa, a coroa da vida.

2 comentários:

  1. Vc é suspeita pra dizer meu amor, mas mesmo assim muito obrigado! E obrigado tb por ser a primeira leitora de tudo que escrevo. Que o Senhor continue abençoando nossa casa, nossa vida. Te amo!

    ResponderExcluir