segunda-feira, 30 de julho de 2012

Vivendo o evangelho de Cristo na sua forma mais primitiva


         Vivendo o evangelho de Cristo na sua forma mais primitiva

“Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” (Gálatas 1:6-8)

Desde os primórdios do cristianismo se levantaram homens dispostos a transtornar o verdadeiro evangelho de Cristo, inserindo nele as suas inovações, e assim o transformando em um outro evangelho.
 Paulo, porém, instrui aos crentes da Galácia sobre a grande verdade que não existe outro evangelho verdadeiro. E, portanto, ainda que ele próprio, o qual lhes havia anunciado primeiramente o evangelho, ou outro dos apóstolos, ou ainda mesmo que um anjo do céu anunciasse outro evangelho diferente do que já haviam recebido, este mensageiro seria “anátema”, coisa de nenhum valor.  
Ao longo da história da igreja cristã, o evangelho sofreu em vários momentos uma transformação, e sempre que isto ocorreu este evangelho automaticamente deixou de ser o genuíno evangelho de Cristo. Um exemplo clássico que podemos dar sobre isto é quando da conversão do imperador romano Constantino, o que levou a uma junção de igreja e estado e a adesão ao cristianismo de muitos que na verdade não amavam a Cristo. Isto tudo fez com que este evangelho deles deixasse de ser o evangelho de Cristo para se tornar o evangelho de Roma.
No entanto, todas as vezes que o evangelho de Cristo foi transtornado, Deus despertou homens para retornarem as raízes do verdadeiro evangelho. Homens comprometidos em viver o evangelho de Cristo na sua forma mais primitiva.
Nos dias de hoje a realidade não é diferente, são inúmeros os que querem modificar o evangelho. A intenção deles aparentemente é boa, pois querem aperfeiçoar o reino de Deus, a palavra de ordem hoje é evoluir. O que eles não entendem é que o que Deus faz, o homem não pode jamais melhorar, pois os caminhos dele são infinitamente mais altos que os nossos.   
Não são poucos hoje que surgem com teses mirabolantes, teorias complicadas acerca da fé cristã. Mas o conhecimento do mistério do evangelho não se alcança por sabedoria, se alcança por simplicidade: “Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.” (Lucas 10:21)
A verdade do Reino de Deus é tão simples que até os leigos podem entendê-la. Basta ter fé! Por isto Paulo nos exorta a não darmos ouvidos aos que procuram nos corromper da verdade e nos apartar da simplicidade do evangelho: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” (II Corintios 11:3)
O evangelho dos cristãos primitivos primava pelo amor fraternal, pela comunhão e o Senhor Jesus estava no centro. O evangelho de muitos hoje, prima pela ganância, pelo egoísmo e não serve a ninguém a não ser a eles próprios. Não convém que tal evangelho seja o nosso!

Rejeitando os evangelhos modernos e vivendo o evangelho de Cristo na sua forma mais primitiva...
Sidone Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário