segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mas a vossa tristeza se converterá em alegria


Mas a vossa tristeza se converterá em alegria
 
“Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.
Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.” (João 16:20-22).

Existe hoje no meio cristão uma teologia que ensina que o crente está isento de sofrimentos nesta vida, mas o Senhor Jesus nos disse o contrário: “Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis”. Enquanto os do mundo desfrutam uma aparente alegria, nós somos abatidos por muitas tentações e provações, mas o Senhor Jesus também nos garante: “mas a vossa tristeza se converterá em alegria”.
Desde o antigo testamento este aparente paradoxo confunde a mente dos servos de Deus, até o momento que recebem do Senhor a revelação da verdade. O salmista quase desistiu da fé ao comparar a sua vida a dos infiéis e perceber que no momento atual ele sofria bem mais angustias do que eles. Mas ao entrar na casa de Deus ele foi levado a refletir sobre o fim que eles terão, e isto o fez guardar a sua fé. Confira o testemunho dele: “Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.” (Salmos 73: 1-3,17)
O tempo atual é muito breve, e não passa de uma prova para definir onde e como passaremos a eternidade. O justo, a exemplo do próprio Cristo, precisa passar por aflições aqui, mas findo este período desfrutará de gozo sem fim, na presença do seu Deus. E também nas suas lutas aqui não está sozinho, porque o Senhor em tudo está com ele: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmos 46:1).
Para ilustrar a nossa condição nesta vida o Senhor Jesus contou a parábola da mulher com dores de parto, na verdade é grande o seu sofrimento, mas logo ele passa, porque a criança nasce trazendo uma alegria tamanha que a faz esquecer toda a dor que sofreu. Assim também passará a nossa agonia, pois breve estaremos livres das aflições desta vida, e viveremos perfeita paz no céu de glória.
Então, quando a justiça de Deus se manifestar, se manifestará também a verdadeira diferença entre os que servem a Deus e os que não servem. Os que buscaram aproveitar a sua vida neste mundo vão perdê-la, mas os que sacrificam as suas vidas por amor a Cristo as salvarão. Por isto Jesus disse que “os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros” (Mateus 20:16).
As nossas aflições e agonias estão com os dias contados, quando o nosso Senhor voltar só haverá alegria nos nossos corações: “mas outra vez vos verei, o vosso coração se alegrará”. E está alegria ninguém poderá nos roubar: “e a vossa alegria ninguém vo-la tirará”. Porque, verdadeiramente, o nosso Deus limpará de nossos olhos toda a lágrima (Apocalipse 7:17).

Buscando em Deus refugio para todas as aflições que me perseguem neste tempo presente. Certo de que, em breve, ele se manifestará para que em meu coração só haja alegria.
Sidone Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário