segunda-feira, 9 de julho de 2012

A religião pura e imaculada


A religião pura e imaculada

“Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” (Tiago 1:26-27).

Existem hoje milhares de religiões em todo o mundo. Qual delas será a correta? A bíblia sagrada, a palavra de Deus, em sua sabedoria não se ocupa em apontar um nome e nem mesmo em indicar uma ou outra, até mesmo porque quem já foi correta um dia hoje dirige as pessoas por caminhos que não glorificam a Deus. Ela, no entanto, aponta qual deve ser a atitude do verdadeiro e puro religioso. E qualquer organização que não esteja ajudando o individuo a se enquadrar nestas coisas que Deus deseja, com certeza não é uma religião pura para Deus.
A primeira atitude que Tiago diz que o verdadeiro religioso deve ter é o domínio de sua língua. Caso ele não atente para isto, ele estará apenas enganando-se a si mesmo e praticando totalmente em vão a sua religião.
Em outra parte de sua epistola, Tiago ensina o seguinte sobre o uso das palavras: “De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?” (Tiago 3:10-11). De maneira muito simples aprendemos aqui está sublime verdade, uma mesma fonte não pode jorrar ao mesmo tempo água doce e amarga, assim também de uma mesma boca não podem sair palavras torpes e também um verdadeiro louvor a Deus. A fonte é classificada pelo tipo de água que jorra. Que tipo de fonte temos sido?
O segundo quesito apontado por Tiago para se praticar uma “religião pura e imaculada para com Deus” é se preocupar com as necessidades do próximo. Na época, órfãos e viúvas não tinha qualquer apoio financeiro da parte do governo, hoje, os tipos de necessidades variaram um pouco, mas o que pratica a verdadeira religião não poderá estar indiferente ao sofrimento do próximo, seja ele qual for.
E por fim, o ultimo quesito da verdadeira religião: “guardar-se da corrupção do mundo”. Como o mundo e o reino de Deus possuem governantes totalmente opostos, é impossível que os súditos de um possam aderir a algum costume do outro. Enquanto o reino está sob o domínio de Deus, o mundo jaz no maligno e os que vivem para o mundo fazem constantemente a sua vontade. Porém, o que vive a verdadeira religião, experimenta a boa vontade de Deus, e a vontade do inimigo não prevalece em sua vida.
Desde o principio o Senhor requereu de seus servos santidade, e santidade significa separação das obras daqueles que optaram pelo mundo ao invés do reino de Deus: “E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.” (Levítico 20:26). Por isto a religião só pode ser pura e imaculada para Deus, quando ensina os homens a não amarem o mundo e a se separarem dele para agradar a Deus.

Buscando refrear a minha língua do mal, buscando não estar indiferente ao sofrimento dos meus semelhantes, buscando andar separado do mundo, para viver a religião pura para com Deus.

Sidone Gouveia

18 comentários:

  1. Esclarecedor artigo, para alertar os que pensam que ser religioso, é apenas ir as igrejas todos os dias, sem se importar o minimo com o sofrimento alheio.

    ResponderExcluir
  2. Visitar as viúvas e órfãos nas suas tribulações? No entendimento Espiritual quer dizer que são pessoas que estão sem a Palavra ou melhor sem Cristo. ...Pois nós somos a noiva do Cordeiro ou seja a igreja é uma mulher, mulher sem marido; é viúva;neste caso são as pessoas sem Cristo,do mesmo modo o órfão. ..sem a Palavra é um órfão.por isso diz VISITAR,não cuidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante sua comparação! Verdadeiramente a igreja é chamada a levar em primeiro lugar o socorro Espiritual e moral as almas, e depois consequentemente o socorro material dentro das nossas limitações.

      Excluir
    2. Triste ouvir isso. Que noiva do cordeiro é essa que não quer seguir as orientações do noivo ?? Jesus falou em ajudar o próximo, e as viúvas e órfãos eram os que mais precisavam na época quando o homem da casa morria em guerra ou em outras fatalidades. Agora vc vem com essa interpretação fajuta que só devemos orientar, pra levar pra igreja ?? Que absurdo. É por isso que não frequento mais igreja (há mais de 10 anos), pois sempre corremos o risco de seguir essas "doutrinas de demônios"...

      Excluir
  3. Querido, obrigado por seu estudo, mas gostaria de sugerir algo, talvez constrangedor. Pesquise mais sobre religião. A tradução de Tiago 1:27 poderia ser melhor, se ao invés de "religião" contivesse o que realmente o texto significa: adoração, culto, relacionamento. Grego "Threskeía". Este é o melhor significado. Religião não tem nada a ver com DEUS. JESUS não é religioso, nem veio fazer novos religiosos ou trazer mais uma religião ao mundo. Religião é a anestesia enganosa do povo. O que DEUS quer de nós é um relacionamento de PAI para com filhos, onde essas miseráveis barreiras sejam afastadas. "A minha é melhor do que a sua, a sua é melhor do que a minha" e começa uma guerra. Não é a toa que dizem que as religiões mataram mais humanos do que as guerras. Os encontros de JESUS com as lideranças religiosas judaicas foram SEMPRE conflituosos, sempre com ciladas por parte dos religiosos. Foi assim do início ao fim. JESUS É DEUS. Isto significa dizer que DEUS não é tolerado pela religião. Desculpe, mas espero que pense bastante à respeito. Forte abraço. Tenho um pequeno canal chamado ESPONTANEO no youtube. Hoje (14/10/2019) postei um video sobre RELIGIÃO NÃO, DEUS SIM. Augusto Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Augusto, obrigado por participar! Compreendo seu ponto de vista. No entanto, na minha visão quando aderimos a uma fé, seja ela qual for, estamos praticando uma religião. Desta forma é impossível ter fé e não ser religioso. O que acredito que não podemos é ser religiosos que perderam a essência do verdadeiro evangelho.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Boa noite, boas interpretações a respeito, somos sal da terra e luz do mundo, por isso devemos praticar a palavra tanto no espiritual, quanto no material.
      Existem nas igrejas muitas pessoas preocupada com seus umbigos, e o irmãozinho ao lado necessitando de uma palavra e tbm de alimentação, e fechamos os nossos olhos... Deus tenha misericórdia de nós

      Excluir
    2. É verdade! Amém! Que o Senhor nos dê graça para sermos melhores!

      Excluir
  5. E a maioria das vezes poderíamos fazer algo para ajudar, mas fechamos os nossos olhos, como aquele samaritano....

    ResponderExcluir
  6. Amém, peço ao senhor entendimento a cada dia na leitura da Bíblia.

    ResponderExcluir
  7. Linda interpretação e no ponto exato! Parabéns e que Deus lhe conceda a cada dia, a maravilhosa sabedoria.

    ResponderExcluir