domingo, 19 de fevereiro de 2012

A falibilidade dos projetos humanos

           A falibilidade dos projetos humanos



“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:13-15)

Tiago nos faz lembrar a nossa vulnerável condição e a nossa total dependência de Deus. Nos explica também que é justamente por estes motivos que os nossos planos e projetos se tornam completamente falíveis. A psicologia reconhece que o ser humano esta sujeito ao tempo, ao espaço e as circunstâncias. A bíblia por sua vez nos assegura que estas coisas estão sujeitas ao domínio do Todo-poderoso. Então entendemos que nossos projetos só prosperarão se receberem o aval daquele que é o dono do universo. Por isto Tiago nos ensina como devemos dizer: “Se o Senhor quiser... faremos isto ou aquilo.”
Veja o que as escrituras dizem sobre os projetos do homem:
 “Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.” (Provérbios 16:1)
E ainda:
“Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.” (Provérbios 19:21)
O homem esta livre para planejar, não há limites para os nossos sonhos, porém, se quisermos que eles realmente se realizem precisamos enquadra-los na vontade do Senhor. Só ele é o consumador de todas as coisas.
O principal elemento que torna falíveis os projetos do homem diz respeito a própria vulnerabilidade da vida humana. Ninguém, por mais poderoso e rico que possa ser, pode garantir a sua própria existência, determinar a duração dela é algo que só diz respeito ao Criador. Por isto Tiago compara nossa vida a um simples vapor passageiro: “Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.”
A única coisa que o homem pode fazer para se tornar imune a sua própria vulnerabilidade é confiar inteiramente no Deus Todo-poderoso, porque se por um lado a bíblia compara o homem  a “um vapor” e a uma erva: “Na verdade o povo é erva” (Isaías 40:6-8) Por outro lado também, a bíblia assegura que o mesmo homem que é vapor e erva, quando confia em Deus, se torna inabalável:Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” (Salmos 125:1)
O que confia em Deus não precisa se abalar porque Deus está no controle de toda a situação. A Palavra de Deus nos garante que ele atenta para os mínimos detalhes das nossas vidas: “E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.” (Mateus 10:30) Podemos lançar sobre ele toda nossa ansiedade porque ele tem cuidado de nós!

Submetendo os meus sonhos e projetos a vontade de Deus porque assim eles se realizarão.
Sidone Gouveia

31 comentários:

  1. Respostas
    1. Amém! Obrigado por comentar! Deus continue lhe abençoando!

      Excluir
  2. Boa e esta palavra que Deus em Cristo continue acrescentando graça sobre a sua vida

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Amém! Deus continue lhe abençoando irmão Ulisses!

      Excluir
    2. Uma boca amena multiplica os amigos uma língua afável multiplica a afabilidade
      Eclo. 6,5

      Excluir
    3. Obrigado pelas participações! Deus abençoe a todos!

      Excluir
  4. Provérbios 16 - 01 Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da boca. 02 Todo os os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o Senhor pesa os espíritos. 09 O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. Provérbios 19:21 Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá. Provérbios 20:24 Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; o homem,pois, como entenderá o seu caminho? Salmos 37:23 Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Hebreus 06:03 E isso faremos, se Deus o permitir. Provérbios 27:01 Não presumas do dia do amanhã, porque não sabes o que produzirá o dia Eclesiastes 05 - 05 Melhor é que não votes do que votes e não pagues. 06 Não consistas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi um erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, de sorte que destruísse a obra das tuas mãos? Jonas 02:09 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei; do Senhor vem a salvação. Tiago 4:15 b Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Referências importantes na abordagem deste nosso assunto irmão Moisés. Deus lhe abençoe pela colaboração!

      Excluir
  5. muito bom gostei, que DEUS continue lhe dando sabedoria na palavra.

    ResponderExcluir
  6. precisamos entender que o Senhor Deus é o idealizador de todos os projetos humanos, quando nos oferecemos á aceitar somo felizes. Pr. Genivaldo

    ResponderExcluir
  7. Como foi edificante essa mensagem na minha vida pastorSidone GOuveia.obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você irmã Kleyde! Deus continue lhe abençoando!

      Excluir
  8. Esta Palavra é edificante e nos mostra o quanto somos e devemos ser inteiramente submissos ao Senhor e confiar os nossos projetos de vida totalmente ao controle de Deus. Louvado seja o Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Que Deus continue abençoando grandemente sua vida, essa mensagem falou muito ao meu coração. Estou preparando uma mensagem pra eu pregar em cima dessa palavra de Tiago 4;13 ao 17. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Ivone! Fico muito feliz. Que o Senhor continue lhe abençoando!

      Excluir
    2. Jesus é a verdade Vitória paz e fé.

      Excluir
  10. Buscar a Deus e jesus é uma bênção

    ResponderExcluir
  11. Ministério resgatados pela verdade.pastor Marcos só glória . Amém

    ResponderExcluir
  12. Igreja pequena mas cheia de glórias em .nome de Jesus Cristo. Local cotia s.p 5 anos de ministério resgatados pela verdade .

    ResponderExcluir
  13. Palavra abençoada e muito esclarecedora, me ajudou a entender melhor muitas coisas que eu não entendia. Deus te abençoe grandemente. Obrigada.

    ResponderExcluir