quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

A árvore da vida


A árvore da vida

“E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” (Gênesis 2:9)

Quando o Senhor plantou o jardim do Éden, fez crescer lá várias árvores, duas porém, eram especiais, a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. A primeira tinha a finalidade de livrar o homem dos efeitos da morte física, de conceder-lhe vida eterna, ela estava colocada em lugar de destaque, no meio do jardim, e o homem poderia comer livremente dela. A segunda tinha a finalidade de testar a fidelidade do homem, pois foi a única que Deus ordenou para que o homem não comesse: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”(Gênesis 2:16,17). Duas árvores especiais, uma trazia vida, a outra morte, o homem escolheu errado, por causa da desobediência o homem escolheu a morte.
Mas como Deus é riquíssimo em misericórdia, preparou para o homem uma segunda oportunidade. Preparou um plano para resgatar o homem da morte e prometeu que todo aquele que aderir a este plano e perseverar nele até vencer, terá nova oportunidade de comer da árvore da vida: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” (Apocalipse 2:7).
No primeiro teste o homem desprezou a árvore da vida, mas Deus não a destruiu, a guardou no seu paraíso, e depois vai transporta-la para a cidade santa, pois teremos uma segunda oportunidade de provar dos seus frutos: “No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” (Apocalipse 22:2).

Atento para não cometer o mesmo erro de Adão, escolhendo a árvore da morte ao invés da árvore da vida.

Sidone Gouveia

3 comentários: