segunda-feira, 25 de junho de 2012

Tão-somente esforça-te e tem bom ânimo


Tão-somente esforça-te e tem bom ânimo

“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Josué 1:7-8)

Havia chegado um momento crucial na vida de Josué, era o momento de assumir a liderança do povo, e isto, bem na hora de conquistar a terra prometida, o que exigiria duras batalhas para desapossar de sua terra os inimigos. Duas coisas eram fundamentais para Josué naquele momento: esforço e muito bom animo, qualquer vacilo ou retrocesso poderia significar a vitória dos inimigos e o fim do povo de Deus.
Momentos também cruciais, tais como o de Josué, nós temos encontrado durante o nosso caminhar pela estrada desta vida, e os mesmos elementos indispensáveis que Deus instruiu a Josué a ter, serão fundamentais para a nossa vitória sobre as circunstâncias adversar que se levantam contra nós. Se Deus vir em nós esforço e bom ânimo para batalhar pelo seu reino, ele derrubará as muralhas a nossa frente e derrotará todos os nossos inimigos! Não foi isto que ele fez a Josué?
Se abaixarmos a guarda diante das duras lutas desta vida, se permitirmos que a fraqueza nos domine a nossa derrota será inevitável: “Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.” (Provérbios 24:10). Se resistirmos em nome do Senhor dos exércitos ele derrubará os nossos gigantes!
Quando Deus diz a Josué “Tão-somente”, ele estava dizendo como que: “Mostre o seu esforço e sua fé e você verá que o resto é comigo!”. O salmista transmitiu esta mesma promessa a todos nós: “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.” (Salmos 37:5). Quando fazemos o que devemos fazer e confiamos no Senhor, o restante, todo o restante, por mais impossível que pareça, ele faz!
Mas como Josué poderia conseguir bom ânimo diante de desafios tão grandes? Na mesma fonte onde o salmista buscava vida quando as aflições tentavam lhe sufocar: “Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra.” (Salmos 119:107).
O segredo para que Josué tivesse bom ânimo era a meditação constante na palavra de Deus: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite,”. O seu principal esforço deveria ser para praticar esta palavra: “para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei”. Feito isto a sua vitória estava garantida por onde quer que pisasse as plantas dos seus pés: “para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares”.
Conosco não será diferente, o mesmo Deus de Josué é o nosso e ele não mudou! Se nos esforçarmos realmente para viver a sua palavra, seremos em tudo mais que vencedores!

Prosseguindo firme sem esmorecer, buscando na palavra de Deus graça e sabedoria para resistir pela fé, certo de que, no Senhor, a minha vitória é certa!

Sidone Gouveia

16 comentários:

  1. A paz do Senhor, amei ler essa msg, msg de Deus para o meu coração nesta manhã. Confesso que algumas coisas, copiei, confesso que a palavra de Deus é assim mesmo. Ela se renova a cada manhã.Há um mes atraz Deus me confiou em um blog, aoracaodeana.wordepress.com/ e eu tenho aprendido muito, porque são minhas experiências que escrevo a cada dia. Tenho me esforçado para fazer o melhor para o nosso Deus e para as vidas que lerem essas msgs. Como disse acima msg de Deus! Glorifico a Deus pela msg e pela sua vida. Louvado seja o Nome do Senhor! Fique na paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que Deus continue lhe abençoando e lhe usando no seu blog!

      Excluir
  2. Se todos os Seres humanos conhecessem a Palavra e a praticasse o mundo seria outro! Glória a Deus por esse estudo maravilho, que Deus continue te dando a revelação! Esforço e muito bom ânimo na sua caminhada é o que profetizo, a paz de Jesus!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bênção eu estava meditando nesse versiculo. Esse estudo me edificou. Gostaria de receber mais estudo da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  4. A paz do senhor vou ministrar sábado 24/08/2019 tema esforça-te e tem bom ânimo. E aprendi muito nessa estudo e uma bênção. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Fico muito feliz em saber que meu trabalho está colaborando com os servos do Senhor. Deus lhe abençoe e lhe use grandemente!

      Excluir
  5. Parabéns pelo estudo, que o todo poderoso possa lhe dar mais sabedoria para que posssa ter um bom animo no essino da palavra.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom excepcional tem bom ânimo tem sido muito bom para quer crescer no conhecimento da palavra para fortalecer a sua fé

    ResponderExcluir