sábado, 3 de março de 2012

Buscando conhecer Jesus


Buscando conhecer Jesus

“E, TENDO Jesus entrado em Jericó, ia passando.
E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19:1-10)

Temos aqui um curto relato, o único que registra a historia de um personagem que acabou marcando as paginas das Escrituras e se tornando um grande exemplo para os que dirigem as suas vidas por meio delas. Por que Zaqueu, o homem que era um pecador e opressor dos pobres, se tornou um modelo para os servos de Deus? Primeiramente por causa de sua sede de conhecer Jesus e depois pela sua disposição em agrada-lo.
Note que quando Jesus chega a Jericó, a cidade de Zaqueu, ele procura de toda forma vê-lo. Dificuldades surgiram: a multidão a baixa estatura, mas Zaqueu não desistiu por causa delas. Ele encontrou uma forma, subiu em uma arvore, assim poderia contemplar o mestre. Talvez esta atitude não pegasse muito bem para um homem público como ele, mas ele não se importou com o que pensariam dele, o seu desejo era ver Jesus. Será que nós também temos nos empenhado tanto assim para contemplar o nosso rei?
O Senhor Jesus não poderia jamais ignorar a atitude de Zaqueu, trata-se de um principio bíblico: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” (Tiago 4:8) Quando desejamos conhecer a Deus ele se aproxima de nós e transforma o curso das nossas vidas. Foi justamente o que aconteceu. Jesus se dirigiu diretamente para debaixo daquela arvore, olhou para Zaqueu, falou com ele e quis entrar em sua casa. Zaqueu o recebeu e a sua historia foi transformada.
Zaqueu na verdade foi um grande pecador, mas quando Jesus o chamou ele atendeu o chamado do Senhor prontamente e de todo coração: “E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.” Infelizmente, muitos que estão sendo chamados por Cristo estão postergando a sua escolha, deixando para amanhã, querem primeiro aproveitar um pouco os prazeres da carne e assim ficam embaraçados no pecado.
O que cada um de nós que estamos sendo chamados por Cristo devemos fazer é seguir o exemplo de Zaqueu, atender depressa, agarrar a oportunidade que o Senhor está nos dando e permitir que ele transforme as nossas vidas. Pois a palavra de Deus adverte: “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Isaías 55:6) Os que souberem aproveitar a oportunidade, assim como Zaqueu, servirão a Cristo com alegria.

Como Zaqueu, buscando sempre conhecer melhor o Senhor Jesus, para servi-lo com alegria e ter a cada dia a minha vida transformada por Ele.
Sidone Gouveia      

4 comentários: