quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lição 5: As bênçãos de Israel e o que cabe à Igreja (resumo)

1º Trimestre de 2012 “A verdadeira prosperidade — A vida cristã abundante”

Lição 5: As bênçãos de Israel e o que cabe à Igreja 

Um resumo das principais verdades apresentadas por esta lição. 

Palavra Chave: Promessas - Ato amoroso por meio do qual o Senhor estabelece um compromisso fiel e santo com seus servos.

Quando Deus chamou Abraão de Ur dos Caldeus, o patriarca não partiu motivado por expectativas materiais e financeiras, mas saiu para cumprir a vontade divina. Mas nem por isso Abraão deixou de ser abençoado com bens materiais. Ele sabia como lidar com o transitório, pois tinha a mente no eterno.

De nada adianta possuir bênçãos materiais, se aqueles que estão ao nosso redor, não forem alcançados em decorrência de nossa confissão e testemunho.

Havia bênçãos dadas a Israel que eram de caráter puramente nacional; diziam respeito unicamente a ele como povo, um exemplo disto era a promessa de dar a terra de Canaã como herança perpétua a ele e aos descendentes.

Quando Deus diz a Abraão, por exemplo, que “em ti serão benditas todas as famílias da terra”, referia-se à salvação que viria a ser oferecida, gratuitamente, a todos os povos através da pessoa bendita de Jesus Cristo.

As bênçãos, em sua plenitude, estavam reservadas para a Nova Aliança.

O crente não precisa idealizar a pobreza como evidência de uma vida espiritual plena. O que não se deve esquecer é que na Igreja há irmãos carentes e enfermos. E isso não significa que eles não estejam em comunhão com Deus, pois como advertiu-nos Jesus, no mundo teremos aflições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário