sábado, 31 de dezembro de 2011

Vivendo livre da avareza


Esta matéria tem o objetivo de servir de subsídio para a ministração e o estudo das lições de Escola Bíblica Dominical, editadas pela CPAD, neste primeiro trimestre de 2012. Minha oração a Deus é para que ela sirva de edificação para os seus santos.

Tema do trimestre:
“A verdadeira prosperidade — A vida cristã abundante”.

Temas das lições:
Lição 1: O surgimento da Teologia da Prosperidade
Lição 2: A prosperidade no Antigo Testamento
Lição 3: Os frutos da obediência na vida de Israel
Lição 4: A prosperidade em o Novo Testamento
Lição 5: As bênçãos de Israel e o que cabe à Igreja
Lição 6: A prosperidade dos bem-aventurados
Lição 7: “Tudo posso Naquele que me fortalece”
Lição 8: O perigo que querer barganhar com Deus
Lição 9: Dízimos e ofertas
Lição 10: Uma Igreja verdadeiramente próspera
Lição 11: Como alcançar a verdadeira prosperidade
Lição 12: O propósito da verdadeira prosperidade
Lição 13: Somente em Jesus temos a verdadeira prosperidade


Vivendo livre da avareza

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” (Hebreus 13:5)

Certamente nunca houve tempo em que a ambição desenfreada e a exaltação do consumismo estivessem tão em voga como em nossos dias. O regime capitalista democrático em que vivemos nos oferece liberdade, porém, ínsita à avareza àqueles que não têm a real compreensão do valor das coisas desta vida.
O culto a avareza é um problema tão grave entre os cristãos, senão até mais, quanto entre os incrédulos. Através da Palavra de Deus, podemos entender que a avareza é um problema de ordem espiritual que começa como uma tendência da nossa natureza carnal e pecaminosa e culmina, na vida daquele que dá liberdade a carne, como uma terrível idolatria: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;” (Colossenses 3:5)
E sendo que a avareza rouba no nosso coração o lugar que somente a Deus pertence, nos lançando a condição de meros idolatras, então o Senhor Jesus nos faz uma seria advertência para que todos estejamos cientes que Deus não dividirá o seu trono com as nossas ambições egoístas: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” (Mateus 6:24)
Ao invés de ceder ao apelo da nossa carne e andar segundo o costume que impera no mundo, a Palavra do Senhor nos convida, neste versículo que tomamos como base, a praticar um estilo de vida diferente: “Sejam vossos costumes sem avareza”.
Mas como seria possível viver e praticar uma cultura diferente vivendo com os pés sobre esta terra? Como seria possível estar imune a avareza? Se o próprio marketing, que é a área que se dedica a aumentar a venda das empresas mercantis, descobriu que os desejos e as necessidades do ser humano, enquanto consumidor, são ilimitadas, ou seja, o saco da nossa ambição jamais se enche.
O fato é que, para o nosso bem, podemos encontrar também neste simples verso da carta aos Hebreus a solução para este duplo problema. Quanto ao nosso desejo de possuir tudo quanto o dinheiro pode nos proporcionar, encontramos aqui a orientação para viver da seguinte maneira: “contentando-vos com o que tendes”. Ao invés de vivermos sofrendo e nos debatendo por algo que ainda não possuímos, devemos saber aproveitar aquilo que o Senhor já nos deu, bem como devemos saber ser gratos a ele por estas coisas.
Não imagine alguém que com isto eu estou fazendo uma apologia a preguiça e ao comodismo, já que a bíblia também não louva estas atitudes. Mas o que nós não podemos é gastar todo o nosso tempo e energia buscando apenas as coisas corruptíveis e passageiras deste mundo, antes precisamos priorizar o tesouro dos céus!
Agora, se a questão não está em um desejo fútil, mas numa real necessidade, para nos permitir uma vida com a mínima dignidade que um ser humano espera. Também para estes casos encontramos aqui orientação: “porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” Não precisamos e nem devemos estar ansiosos, o Senhor cuida muito bem daqueles que nele confiam!

Buscando viver um estilo de vida diferente, livre da avareza que no mundo impera, confiando no cuidado do meu Senhor, para assim reservar o lugar que lhe é devido no meu coração.

Sidone Gouveia

4 comentários:

  1. É isso aí meu nobre irmão, o texto é muito pertinente para os dias atuais, pois temos visto a síndrome do materialismo tomar conta de muitos cristãos. Um abraço, Deus te abençoe abundantemente no ministério da Palavra.

    ResponderExcluir
  2. Amado irmão! Mais uma vez muito obrigado pelo apoio e incentivo. Vamos continuar pelejando pelo nosso Rei! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. VERADEIRAMENTE, NECESSITAMOS DE CRISTÃO TEMENTES A DEUS E QUE FAÇAM SUA VONTADE, POIS A PALAVRA DIZ PARA PREGARMOS O EVAGENLHO A TODA CRIATURA. PARABENIZO-O PELO BLOG, POIS COMO EU, PENSO QUE TENS CONTRIBUIDO COM O CRESCIMENTO DO POVO DE DEUS E PLANTADO A SEMENTE PARA QUE O SENHOR A REGUE E DELA CRESÇA UM RAMO FORTE, FRONDOSO E QUE DÊ MUITOS FRUTOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas suas palavras irmã Elza! Deus continue tb lhe abençoando poderosamente, e lhe usando poderosamente em suas benditas mãos.

      Excluir