domingo, 18 de dezembro de 2011

Toda boa dádiva vem de Deus.


Toda boa dádiva vem de Deus.

“Não erreis, meus amados irmãos.
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tiago 1:16-17)

Neste trecho das escrituras, o Espírito do Senhor nos ensina que não podemos receber absolutamente nada de bom, sem que isto venha diretamente do nosso bom e amoroso Criador. Também através de João Batista o Espírito Santo confirmou esta verdade: “João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.” (João 3:27)
O nosso Deus tem o controle de tudo e está acima de todas as coisas, todas as coisas estão sujeitas a sua soberana vontade: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” (Salmos 127:1)
Todo bem só pode vir de Deus porque ele é a fonte de todo o bem, por isso Tiago o chama “Pai das luzes”. Tudo que é bom, reto e puro provém dele, ao passo que tudo que é mau provem do seu adversário, o inimigo das nossas almas.
Da mesma forma, o inimigo deseja descarregar em nós todo este mal que ele tem em si armazenado. Enquanto o nosso Deus deseja cumprir em nós todo o seu bem. O Senhor Jesus nos disse que foi por isso que ele veio a este mundo: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:10)
Ele se manifestou entre nós para destruir a festa de Satanás e garantir a nossa felicidade: “...Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” (I João 3:8)
Além de nos dizer que o Senhor é o autor de todo bem, Tiago também nos garante que esta é uma situação inalterável, Deus sempre agirá desta maneira, pois nele “não há mudança nem sombra de variação”.
O próprio Todo-Poderoso afirmou aos filhos de Israel que ele é um Deus imutável, e é por isso que sua misericórdia nos alcança e nós não somos consumidos na nossa miserabilidade: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” (Malaquias 3:6)
Nem mesmo diante de nossa infidelidade é possível que Deus mude, tanto a fidelidade quanto a imutabilidade são características intrínsecas do Pai celestial, está na sua natureza, faz parte do seu caráter, é algo próprio do Altíssimo. Foi isto o que Paulo ensinou ao seu discípulo Timóteo: “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” (II Timóteo 2:13)
E é por tudo isto que Tiago amorosamente nos exorta a entendermos que tudo quanto é bom nos vem do nosso Deus. Portanto, de todas estas dádivas devemos usufruir, atentando sempre, porém, para delas usufruirmos dentro de toda a vontade de Deus. Assim, verdadeiramente seremos felizes.

Reconhecendo no meu Senhor a fonte de tudo quanto me faz bem, e de tudo isto me servindo, conforme a sua perfeita vontade para minha vida, assim sou bem aventurado!

Sidone Gouveia

25 comentários:

  1. Este estudo aumenta a nossa fé na imutabilidade,na soberania, na proteção de um Deus maravilhoso e justo e amoroso
    A Ele portanto a glória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Silvana! Ao Senhor toda glória!

      Excluir
    2. Bom dia. Essa Graça e Misericórdia imutáveis, são a nossa eterna garantia de que Deus É um Bom Pai. Se analisarmos as Escrituras à Luz da nossa filiação, vamos entender que estamos debaixo de Sua soberana vontade e que, em razão disso, nos apercebemos da Imagem e Semelhança d"Ele em nós. Então, viveremos em Amor, influenciando esse mundo que Ele deu aos filhos dos homens. Graça e Paz.

      Excluir
    3. Graça e paz professor! Deus abençoe! Obrigado por participar!

      Excluir
  2. Ele é o SENHOR e criador que se importa com os seus desde antes da criação do mundo seu amor é incomparável.

    ResponderExcluir
  3. Deus é Tremendo...Ele criou tudo é viu que era bom,e nos criou para viver do que por Ele foi criado.
    Se quisermos e ouvirmos à Ele teremos o melhor.
    Amo saber que por Ele fui separada ,chamada para fazer parte desse exército.

    ResponderExcluir
  4. Ahh ... meu Pai, como eu gostaria de não ter mudança tampoco sombra de variação ... Me ensina Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." 2 Coríntios 3:18
      A cada dia vamos sendo transformados para nos parecermos mais com Ele!

      Excluir
  5. Tão forte e Instrutiva essa mensagem que vou copiar em algum app meu!

    ResponderExcluir
  6. é bom vermos estudos e mais estudos ao pesquisarmos através do google eu sempre busco ,
    Deus me dava esta palavra ao amanhecer
    é bom ler é bom saber; amém que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é muito Bom, o tempo inteiro. Obrigada por essa mensagem ����

      Excluir
    2. Amém! Deus é bom! Obrigado por participar!

      Excluir
  7. Maravilhosa meditação, Deus te abençoe sempre!!

    ResponderExcluir
  8. É por isso que o mesmo Tiago relata no capítulo 2 que Deus não faz acepção de pessoas. E é isso mesmo, Deus é imparcial... A bondade e o caráter de Deus não o deixam querer o mal de umas pessoas e o bem de outras. São as próprias pessoas que procuram o mal. Deus quer o bem de todos, mas nem todos querem o bem de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto mesmo Pb Sivaldo! Deus continue abençoando grandemente o irmão!

      Excluir