domingo, 25 de dezembro de 2011

De onde me virá o socorro?


De onde me virá o socorro?

“LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.”  (Salmos 121:1-8)

É fato conhecido e incontestável que todo ser humano esta sujeito a passar por momentos de problemas e dificuldades. E nestas horas, todos clamam por socorro. O que diverge entre os seres humanos é onde eles buscam tal socorro. Alguns confiam no poder dos seus recursos materiais, outros no poder de sua influência, outros ainda confiam em deuses representados por imagens de escultura. Já o salmista declara: “O meu socorro vem do SENHOR”!
É verdade que a bíblia esclarece que existe muitos neste mundo a quem os homens chamam “senhor”, então, para não haver nenhum engano, o salmista deixa bem claro em qual Senhor está a sua confiança: “O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.”  
A confiança do fiel não esta em um senhor que não fez conhecer o seu poder, mas no Senhor que criou o céu, a terra e tudo que neles há. Aquele que nos fez é totalmente capaz de nos sustentar com a destra do seu poder!
Jesus nos diz: “...Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida... Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” (Mateus 6:25-26) Seria uma tremenda incoerência imaginarmos que aquele que nos deu a vida não teria poder para sustenta-la em todas as nossas mínimas necessidades. E para que ele faça isto, basta que coloquemos o seu reino como prioridade em nossas vidas: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)
Uma vez que colocamos o reino de Deus em primeiro lugar podemos descansar, certos que ele também dará prioridade em nos abençoar. E o salmista sabia que, quando a benção dele esta sobre nós, estamos totalmente seguros. Já que o nosso protetor não necessita de sono, e nos guarda o tempo todo: “aquele que te guarda não tosquenejará”.
Quando o nosso socorro vem do Deus criador podemos ficar tranquilos, para Deus não existe impossíveis, ele é totalmente capaz de nos livrar de qualquer coisa que ouse nos ameaçar: “O SENHOR te guardará de todo o mal”.
O Deus criador é capaz de nos proteger tanto das ameaças físicas, quanto das ameaças que atacam a nossa alma: “O SENHOR... guardará a tua alma.” Para isto, basta que confiemos inteiramente a ele o nosso cuidado.

Confiando plenamente no socorro que vem do Senhor, o único Senhor, aquele que fez o céu e a terra!
Sidone Gouveia

2 comentários: