segunda-feira, 13 de junho de 2011

O tesouro escondido (Post 1)O valor do Reino dos céus

O tesouro escondido (Post 1)


 (Mateus 13:44-46)
44 - Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
45 - Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
46 - E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.

O valor do Reino dos céus

Trecho em destaque: “o reino dos céus é semelhante a um tesouro” (v.44)

O Senhor Jesus, em seus ensinamentos, sempre usava coisas conhecidas ou do cotidiano das pessoas para ensinar lições espirituais. Aqui, por exemplo, ele compara o reino dos céus a um tesouro e também a “uma pérola de grande valor” para nos fazer entender o seu grande valor.
Não são poucas as pessoas que já deram a vida procurando alcançar um tesouro aqui neste mundo. Isto foi muito bem retratado no filme “Diamante de Sangue”, onde o personagem principal, interpretado pelo ator Leonardo DiCaprio, termina sua encenação com uma preciosa pedra em suas mãos, porém a beira da morte, ela já não lhe tinha serventia alguma.
Bem menor, porém, é o numero dos que se preocupam em alcançar um tesouro para vida eterna, um tesouro que pode ser usufruído no céu, onde Jesus diz que: “nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.” (Mateus 6:20)
A carne leva as pessoas a serem imediatistas, a terem ambição pelo que é efêmero e passageiro, mas as impede de visualizar o tesouro eterno. Bem aventurados, porém, os que mortificando sua carne, buscam e encontram o “tesouro escondido”.
Um fato, no entanto, que causa ainda mais admiração, é que muitos que já encontraram o tesouro mais precioso, voltam a dar ocasião ao engano de sua carne. Permitem-se perdê-lo de foco, concentrando-se em buscar os tesouros desta vida. Por mais que muitos neguem, o fato é que, a busca dos tesouros materiais concorre sim com a busca do tesouro espiritual.
Sobre o tesouro que buscamos, Jesus nos diz algo que nos obriga a pensar: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mateus 6:21) Diante desta palavra, temos que avaliar e perguntar a nós mesmos, qual tem sido o tesouro que realmente tenho buscado?

Buscando me apegar cada dia mais ao tesouro incorruptível
Sidone Gouveia




Nenhum comentário:

Postar um comentário