quarta-feira, 15 de junho de 2011

Lição 12: Conservando a Pureza da Doutrina Pentecostal (VERIFIQUE SEU APRENDIZADO DESTA LIÇÃO DA EBD)

Lição 12: Conservando a Pureza da Doutrina Pentecostal

MARQUE CERTO OU ERRADO E VERIFIQUE O GABARITO COMENTADO AO FINAL DO TESTE.
 
(Caro professor, o presente teste é um material que o Senhor tem me permitido elaborar a cada aula, o qual tenho repassado aos meus alunos com o objetivo de reforçar a assimilação do conteúdo da lição. Sugiro a você que o avalie e caso julgue conveniente também se beneficie dele, aplicando aos seus alunos. Deus lhe abençoe!)

I. FALSOS DOUTORES E PROFETAS

1- Lamentavelmente, na atualidade, algumas igrejas pentecostais têm sido invadidas por uma avalanche de heresias e apostasias.
(  ) Certo  (  ) Errado
2- Os pseudopregadores e mestres levam muitas pessoas a seguir suas dissoluções, “introduzindo encobertamente heresias de perdição”. Estes, a fim de agradar as pessoas e delas tirar vantagem, adulteram a Palavra, levando os crentes a pecar.
(  ) Certo  (  ) Errado            
3- O ouvinte da pregação não precisa ser necessariamente também um estudante da Bíblia, o próprio pregador já se preocupa com a veracidade daquilo que ele ouve. O que torna muito mais fácil a tarefa do ouvinte.
(  ) Certo  (  ) Errado

II. A SUTILEZA DE SATANÁS NO FIM DOS TEMPOS

4- Satanás é astuto e usa de sutilezas para enganar e macular a Igreja do Senhor. Os falsos mestres e profetas utilizam vários disfarces para semear suas heresias.
(  ) Certo  (  ) Errado
5- Paulo adverte os crentes de Colossos a que não sejam enganados pelos falsos mestres. Ele ressalta que a forma mais fácil de identifica-los é observando que eles jamais apresentam palavras bonitas e nem raciocínio capcioso.
 (  ) Certo  (  ) Errado
6- Como igreja do Senhor, devemos estar devidamente preparados, alicerçados na Palavra de Deus, para detectar e combater as muitas sutilezas do inimigo.
(  ) Certo  (  ) Errado

III. A IGREJA É A GUARDIÃ DA SÃ DOUTRINA

7- Ainda que alguns na atualidade não deem a devida importância à doutrina bíblica, sabemos da sua necessidade face aos perigos espirituais que rondam a Igreja do Senhor nesta era pós-moderna.
(  ) Certo  (  ) Errado
8- Se a igreja não estiver atenta à voz do Espírito Santo e comprometida com o ensino bíblico ortodoxo, muitos crentes deixarão de amar a verdade. O que não significa que estes se desviarão da fé genuína em Cristo, apenas viverão sua fé de uma maneira diferente.
(  ) Certo  (  ) Errado
9- Podemos identificar a fonte da mensagem, dos milagres, visões ou revelações, de duas maneiras: mediante o conteúdo doutrinário, ou mediante a revelação do Espírito Santo — o dom de discernimento.
(  ) Certo  (  ) Errado
10- O crente espiritual tem “fome” da Palavra de Deus e deseja buscar o leite puro, sem falsificações. Muitos estão sofrendo física e espiritualmente por não estar se alimentando corretamente.
(  ) Certo  (  ) Errado


Gabarito comentado:



1- Certo – Infelizmente este é o resultado da falta de conhecimento da Palavra de Deus. Dentre as muitas heresias podemos mencionar o culto aos anjos, o uso de amuletos que “estimulam a fé”, o triunfalismo, etc.
2- Certo – E lamentavelmente muitos são os que os dão ouvidos, pois como o Espirito disse através de Paulo: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;” (II Timóteo 4:3).
3- Errado - O ouvinte da pregação deve ser como os crentes de Beréia, averiguando na Palavra a veracidade daquilo que ouve: “E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (Atos 17:10-11).
4- Certo – “porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” (II Corintios 11:14).
5- Errado – palavras bonitas e raciocínio capcioso geralmente são suas principais características.
6- Certo –Os fiéis tem de estar arraigados à palavra, assim jamais serão enganados.
7- Certo – A palavra de Deus é o nosso alimento espiritual, sem ela morreremos espiritualmente. Bem aventurados os que dão o devido valor a esta Palavra em suas vidas!
8- Errado – É impossível servir a Cristo sem conhecer, amar e viver a sua Palavra.
9- Certo – Estas são realmente as duas maneira de se reconhecer a procedência de qualquer manifestação. Lembrando que são três as procedências possíveis, a saber: Divina, humana e diabólica.
10- Certo – O crente sábio ouve o conselho do Espirito Santo através do Apóstolo Pedro: “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo.” (1 Pe 2.2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário