quarta-feira, 25 de maio de 2011

Lição 9: A pureza do Movimento Pentecostal (VERIFIQUE SEU APRENDIZADO DESTA LIÇÃO DA EBD)

(Caro professor, o presente teste é um material que o Senhor tem me permitido elaborar a cada aula, o qual tenho repassado aos meus alunos com o objetivo de reforçar a assimilação do conteúdo da lição. Sugiro a você que o avalie e caso julgue conveniente, também se beneficie dele, aplicando aos seus alunos. Deus lhe abençoe!)

Lição 9: A pureza do Movimento Pentecostal

MARQUE CERTO OU ERRADO E VERIFIQUE O GABARITO COMENTADO AO FINAL DO TESTE.

I. A ORIGEM DO PENTECOSTES CRISTÃO
I. ADORAÇÃO E CULTO
1- Sobre a origem do Pentecostalismo, sabemos que no Dia de Pentecostes, em Jerusalém, cumpriu-se a promessa que o Senhor Jesus fizera aos seus discípulos: a vinda do Consolador. Inaugurou-se, assim, um novo tempo para o povo de Deus que passou a usufruir de um abundante derramamento do Espírito Santo, conforme havia profetizado Joel.
(  ) Certo  (  ) Errado
2- A Páscoa era a segunda das três principais festas judaicas e recebe esse nome por ser comemorada cinquenta dias após o Pentecostes. Foi durante a Páscoa que os quase 120 que oravam no cenáculo receberam o batismo com o Espírito Santo.
(  ) Certo  (  ) Errado
3- Para os cristãos, o Pentecostes, em virtude do derramamento do Espírito Santo, adquiriu um novo sentido. Tornou-se sinônimo do ministério, operações, atos poderosos e manifestações sobrenaturais do Espírito Santo na Igreja e através da Igreja.
(  ) Certo  (  ) Errado
II. A TRAJETÓRIA DO PENTECOSTALISMO
 4- Deus revelou ao profeta Joel que, nos últimos dias, haveria uma efusão do Espírito Santo sobre os fiéis. Por conseguinte, a promessa do derramamento do Espírito Santo não se destinava apenas aos crentes que se achavam reunidos no cenáculo, mas diz respeito a todos os servos de Deus em todos os lugares e épocas.
(  ) Certo  (  ) Errado
5- O Pentecostalismo é um movimento legitimamente bíblico e que se restringiu à Igreja Primitiva. Isto é o que atesta o escritor e jornalista Emílio Conde, em sua obra “O Testemunho dos Séculos”.
(  ) Certo  (  ) Errado
6- No Dicionário do Movimento Pentecostal, o historiador Isael de Araújo afirma que o pentecostalismo, em suas diferentes formas, tem existido por toda a história cristã, tanto do Ocidente como no Oriente, desde o Dia de Pentecostes, em Jerusalém.
(  ) Certo  (  ) Errado
7- Sabemos distinguir o verdadeiro do falso pentecostalismo. O genuíno pentecostalismo não admite qualquer outra revelação além das Escrituras Sagradas, pois prima pela ortodoxia bíblica e pela sã doutrina.
(  ) Certo  (  ) Errado
III. O VERDADEIRO PENTECOSTALISMO
8- São igrejas legitimamente pentecostais as que, entre outras coisas: aceitam a soberania da Bíblia Sagrada; mantém a pureza da sã doutrina e acreditam na atualidade do batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais.
(  ) Certo  (  ) Errado
9-São igrejas legitimamente pentecostais as que, entre outras coisas: Cumprem integralmente as demandas da Grande Comissão que nos deixou o Senhor Jesus; Têm compromisso com a santidade, defendem o aperfeiçoamento da vida cristã através da pratica dos seus usos e costumes e depois também pela leitura da Bíblia.
(  ) Certo  (  ) Errado
10- Infelizmente, vários movimentos, incorretamente intitulados de pentecostais, têm surgido ao longo dos anos. Tais dissidências acabaram criando um segmento esotérico, místico e sincrético que em nada lembra o verdadeiro cristianismo.
(  ) Certo  (  ) Errado


Gabarito comentado:



1- Certo - Sim, foi ali que se iniciou os tempos do refrigério pela graça do Senhor.
2- Errado - A festa que ocorria, quando os discípulos foram batizados com o Espírito Santo, foi a do Pentecostes e não a da Páscoa.
3-Certo - Para os cristãos, o Pentecostes tornou-se sinônimo das manifestações sobrenaturais do Espírito Santo em nosso meio.
4- Certo – A promessa é para tantos quantos o Senhor chamar.
5- Errado – O que Emílio Conde atesta em sua obra “O Testemunho dos Séculos” é que o Pentecostalismo é um movimento legitimamente bíblico e que, historicamente, não se restringiu à Igreja Primitiva.
6- Certo – O avivamento pentecostal passou por momentos menos intensos, mas nunca cessou. 
7- Certo – Sim, o que distingui o verdadeiro pentecostalismo é o seu zelo pela ortodoxia bíblica e pela sã doutrina.
8- Certo - As igrejas legitimamente pentecostais aceitam a soberania da Bíblia Sagrada, mantém a pureza da sã doutrina e acreditam na atualidade do batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais.
9- Errado - As igrejas legitimamente pentecostais não permitem que seus usos e costumes sobrepujem a palavra de Deus.
10- Certo -Infelizmente estes movimentos tem surgido, mas isso também é cumprimento da fiel Palavra de Deus.

3 comentários:

  1. A paz do Senhor Dc.Sidone Gouveia,
    Estou seguindo seu blog, se me seguir fico muito grato, que Deus te abençoe grandemente!!

    http://alairliberdade.blogspot.com

    http://alairalcantara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que bom poder encontrar um site desse, que Deus continue vos abençoando

    ResponderExcluir