quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Aviva, ó Senhor, a tua obra

Aviva, ó Senhor, a tua obra
“Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. (Habacuque 3:2)
O clamor do profeta, nesta que é uma das orações mais lindas da Bíblia, é por avivamento. Nós pentecostais normalmente associamos avivamento a manifestação dos dons espirituais, mas a verdadeira essência do avivamento é arrependimento de pecados e uma busca intensa por uma maior comunhão com Deus.
O verdadeiro avivamento é aquele gerado pelo temor que nos traz a palavra de Deus “Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi”. Foi assim com os grandes avivamentos da Bíblia como nos dias de Esdras e Neemias em que o povo se dispôs para ouvir a leitura e explicação da palavra, desde a alva até ao meio-dia, em pé, com muita comoção (Neemias 8:1-10). Como também nos dias do rei Josias que os judeus reencontraram o livro da lei na casa do Senhor e o povo se voltou novamente para Deus (2 Reis 22). Se desejamos também viver o verdadeiro avivamento, o único caminho para nós é nos dedicarmos continuamente para conhecermos e praticarmos a palavra de Deus.
A oração do profeta é para que Deus avive a sua obra “no meio dos anos”. Por que no meio dos anos? Porque quando começamos na fé normalmente o entusiasmo do primeiro amor é muito grande, a nossa fé é muito viva e a nossa vontade de obedecer a Cristo também. Mas com o passar do tempo o esfriamento bate a nossa porta e se não estivermos vigiando ele entra e nos faz um cristão carnal, um verdadeiro sal insipido para ser pisado pelos homens. Agora, se buscarmos o avivamento no decorrer da nossa carreira o esfriamento certamente não achará abrigo conosco e seguiremos sendo mais que vencedores.
Quando o profeta usa a expressão “na tua ira lembra-te da misericórdia” nos faz entender que o povo estava sendo provado. Quando o povo de Deus permite que o esfriamento se aloje em suas vidas o Senhor permite que as lutas venham para despertá-los. A Bíblia garante que Ele age assim porque nos ama e quer nos ver na sua presença: “Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.” (Hebreus 12:6). Sendo assim, nosso dever é entender a vontade de Deus e recebermos com gratidão a sua correção. Ou ainda mais, procurarmos sempre vigiar para não sermos atingidos pelo esfriamento, mesmo antes de sermos provados.
Clamando, assim como o profeta Habacuque, por um avivamento constante para minha vida e para a obra do Senhor nos meus dias.
Sidone Gouveia

54 comentários:

  1. Irmão glória a Deus por sua vida. Essa palavra me trouxe direção do que Ele quer para minha vida. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja Deus 😭
    Aviva Senhor a tua obra🙌

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe por esta rica palavra

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz! Louvado seja Deus, palavra abencoada,o mistério não é no começo e nem no fim, e no meio! No início e 1 amor, no fim temos a promessa de que será enxugada toda lágrima, então temos que pedir é no meio! Ficar firmes é no meio! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! O nosso grande desafio é no "meio". Que o Senhor nos dê graça para chegarmos vencedores ao final da nossa carreira!

      Excluir
  5. Muito linda essas mensagens

    ResponderExcluir
  6. Vivemos tempos em que a Igreja dos dias atuais está gélida, está no "sono da indolência.

    Aviva, ó Senhor, a tua Igreja no neste presente século!

    ResponderExcluir
  7. Glória a Deus muito forte que palavra abençoada.

    ResponderExcluir
  8. Louvado seja o Senhor precisamos nos entrega a cada dia mais e mais ao Senhor pois soh com ele e que venceremos amem

    ResponderExcluir
  9. Deus abencoi sua vida sua familia e seu ministerio que Deus continue te usando a cada dia mais e mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que o Senhor também lhe abençoe grandemente! Obrigado por participar!

      Excluir
  10. Deus me trouxe essa palavra a memória,e fui buscar no Google e encontrei essa mensagem, que por sinal, muito forte... Uma coisa que tbm me chamou atenção,foi o meio... entendi que o melhor lugar para estarmos é no meio... Gloooooria a Deus 🙏🙌

    ResponderExcluir
  11. Muito bom e esclarecedor seu comentário. E por meio deste me ajudou nos comentários da escola bíblica dominical.

    ResponderExcluir
  12. É uma palavra profética para os dias atuais,que Deus abençoe que sejamos renovados para suportarmos as lutas.

    ResponderExcluir
  13. Palavra profética para os dias atuais,precisamos o mais depressa possível estarmos renovados para vencermos as lutas desta vida.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse comentário tiver um linha de raciocínio atravéz desse comentário forte Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Fico muito feliz de saber que estou contribuindo com a edificação dos santos. Deus abençoe!

      Excluir
  15. Glória a Deus por esta palavra, Deus continue te usando para edificação de vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Catia! Deus lhe abençoe! Obrigado por participar!

      Excluir
  16. Ótimo estudo ..
    Me.edificou irei ministrar está palavra hoje ..
    Obrigado continue sempre dispondo na obra do senhor

    ResponderExcluir
  17. Amém glórias a Deus. A nossa vitória não está no começo e nem no meio mas no fim da nossa caminhada com Cristo. Mas é preciso pedir ao Senhor aviva a tua obra em nós q a cada dia venhamos a ser fortalecidos na palavra de Deus. Muito boa explicação Deus abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! É verdade! Que o Senhor nos ajude em todo tempo! Deus abençoe!

      Excluir
  18. A palavra avivameto nesse contexto tem o sentido de IMPLEMENTAR, REALIZAR! o Senhor mostrou para Habacuque que os Caldeus invadiriam Israel! No capítulo 1:1-4 o profeta ora a Deus e fala sobre as más obras do povo. nos versículos 5 e 6 Deus fala pra ele que usaria os Caldeus. No capítulo 3 Habacuque pede ao Senhor para realiazar o que Ele mostrou que faria. O lovro do profeta Habacuque não tem nada que ver com com avivamento nas igrejas! Temos que parar de ensinar nas igrejas aquilo que convém ao homem e passar a verdade de Deus para o povo! Várias igrejas usam Habacuque 3:2 como tema de festas ou campanhas de avivamento quando na verdade deveriam usar para levar o povo ao arrependimento, a buscar uma vida de santidade e comunhão com Deus, a reconhecer que o pecado só traz desolação!

    ResponderExcluir