quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lição 2: Oseias — A fidelidade no relacionamento com Deus


Lição 2: Oseias — A fidelidade no relacionamento com Deus

(Um resumo das principais verdades apresentadas nesta lição de escola bíblica dominical da CPAD para estudo no dia 14 de Outubro de 2012).
O casamento de Oseias ilustra a infidelidade de Israel e mostra a sublimidade do amor de Deus.
***
A mensagem de Oseias começa a partir de sua vida pessoal... Deus tinha uma mensagem para o povo, pois a esposa e os filhos de Oseias, assim como o abandono e a prostituição dela, e o seu sofrimento e perdão, são sinais e profecias sobre Israel e Judá ao longo dos séculos.
***
O assunto do livro é a apostasia de Israel e o grande amor de Deus revelado, que compreende advertência, juízo divino e promessas de restauração futura. Mesmo num contexto de decadência moral, o oráculo descreve o amor de Deus de maneira bela e surpreendente.
***
A mensagem de Oseias denuncia o pecado do povo e a corrupção das instituições sociais, políticas e religiosas das dez tribos do norte.
***
A infidelidade a Deus é em si mesma um adultério espiritual.
***
O amor é o tema central de Oseias. Com ele, Israel será atraído por Jeová (11.4; Jr 31.3). O deserto foi o lugar do julgamento (2.3) e nele Israel achou graça, tal qual a noiva perante o noivo (Êx 5.1; Jr 2.2). A expressão “e lhe falarei ao coração” (2.14) é a linguagem de um esposo falando amorosamente à esposa (4.13,14; Gn 34.3; Jz 19.3). Nós fomos atraídos e alvejados pelo amor de Deus (Rm 5.6-8).
***
O casamento é o símbolo perfeito para compreendermos o relacionamento de Deus com o seu povo, e do Senhor Jesus Cristo com o cristão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário