terça-feira, 14 de agosto de 2012

Lição 8: A rebeldia dos filhos


Lição 8: A rebeldia dos filhos

Um resumo das principais verdades apresentadas nesta lição.

Os filhos são presentes de Deus e herança do Senhor. Todavia, nunca foi tão difícil educar uma criança. Por isso, precisamos buscar a orientação e a sabedoria divina para que nossos filhos sejam pessoas de bem, servos do Senhor, obedientes e cumpridores dos seus deveres.
***
Muitos pais ainda confundem disciplina com castigo. Disciplinar é dar limites e estabelecer parâmetros, não castigar. É preciso mostrar à criança que ela não pode fazer o que bem entende.
***
Não são poucos os pais que têm medo de disciplinar, pois acreditam que os filhos ficarão ressentidos, chegando até mesmo a odiá-los. Porém, a disciplina, quando administrada com sabedoria, faz com que a criança se sinta segura, aceita e amada. 
***
Muitos pais estão “terceirizando” a educação de seus filhos, ou seja, passando uma responsabilidade, que é sua, para terceiros. Eles esperam, com isso, que os avôs, as babás, ou os professores da Escola Dominical, disciplinem seus filhos e os eduquem, mas a responsabilidade de educar é dos pais.
***
Infelizmente, muitos pais também agem como Eli ao saberem dos erros dos seus filhos. Fingem que nada está acontecendo e preferem esconder suas falhas. Um filho rebelde envergonha seus pais, traz prejuízos para a família e até mesmo para a nação.
***
Pais são para toda a vida, mesmo quando as coisas não dão certo e os filhos tomam decisões equivocadas. Mesmo que seu filho tenha trazido dor e decepção ao seu coração, só lhe resta uma saída: o perdão e o amor incondicional. Não o trate como inimigo, antes reafirme o seu amor por ele.
***
Discipline seus filhos e eduque-os de acordo com os princípios que Deus estabeleceu em sua Palavra. Dessa forma, você verá as bênçãos divinas sobre a sua família e sobre os seus filhos e netos e, como Josué, poderá dizer: “Eu minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15).

2 comentários:

  1. Muito boa lição. Acredito que tentei educar meus filhos ensinando o que era certo, mas infelizmente o mundo oferece mais prazer com libertinagem do que a disciplina. Que Deus continue tendo misericórdia do mundo perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado por participar prezada irmã! Deus lhe abençoe!

      Excluir