sábado, 10 de setembro de 2022

A confiança na vida eterna (esboço de pregação)

 A confiança na vida eterna (esboço de pregação)



Tipo de sermão: temático



Texto base: “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.”

(2 Coríntios 5:1)



Introdução: É triste de se ver a despreocupação da maioria das pessoas para com a vida eterna. Até entre os que buscam a Deus, a maioria o buscam interessados em benefícios para esta vida, mas a bíblia nos diz que: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” (1 Coríntios 15:19).



Vejamos algumas verdades sobre a vida eterna destinada ao crente:



1. A vida eterna para o crente não é uma possibilidade é uma certeza.



- “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24) Aquele que crê nas palavras de Cristo não passará, mas já passou da morte para a vida!



- “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;” (Filipenses 1:6) Deus é fiel para operar em nós, até o fim, a salvação que Ele mesmo começou!



- “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” (Efésios 1:13,14). O Senhor nos prometeu a salvação eterna e nos concedeu um penhor, uma garantia desta salvação, a presença do Espírito Santo em nós.



2. O que Deus tem reservado para o crente na eternidade é infinitamente superior a tudo que há nesta vida.



- “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente,” (2 Coríntios 4:17). A cruz que carregamos na presença do Senhor nos produzirá coroa na vida eterna!



- “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.” (1 Coríntios 2:9) O homem natural não é capaz sequer de imaginar o que Deus tem preparado para os seus fiéis!



- “E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.” (João 14:3) Cristo está nos preparando uma morada gloriosa na sua presença!



- “Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” (Tiago 1:12). Quem persevera na provação será recompensado pelo Senhor na eternidade!



3- A vida com Deus é para eternidade!

(Após o juízo individual (Hb 9.27) o destino é irreversível)



- “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.” (Mateus 25:46) O destino eterno é irreversível.



- “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.

E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:23,24)

Precisamos alcançar do Senhor graça para andar aqui de forma que nos conduza a eternidade com Deus.



4- Para mantermos a confiança da salvação precisamos perseverar até o fim.

Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” (Mateus 24:13)

De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor” (Filipenses 2:12)

Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.” (1 Pedro 1:9)

Na vossa paciência possuí as vossas almas.” (Lucas 21:19)

E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.” (Marcos 13:13)

Senhor, tenho esperado na tua salvação, e tenho cumprido os teus mandamentos.” (Salmos 119:166)



Conclusão: Cristo já realizou a obra completa, já pagou todo o preço da nossa salvação, já estamos de posse dela e só precisamos mantê-la até o fim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário