quarta-feira, 3 de julho de 2019

Bartimeu e seu encontro com Jesus

Bartimeu e seu encontro com Jesus (esboço de pregação)  
Texto base: (Marcos 10.46-52) 
tipo de sermão: textual 

Introdução: Bartimeu era um homem marginalizado e desprezado por conta de sua enfermidade, ficava mendigando a beira do caminho, nem tão pouco o direito de ser chamado pelo nome ele tinha, era conhecido tão somente como o filho de Timeu. Mas um encontro com Jesus mudou tudo em sua vida. Ao contrário de alguns que não aproveitaram o seu encontro com Jesus (Nicodemos, o jovem rico), Bartimeu fez valer a pena o seu encontro com o filho de Deus. Vamos aprender algumas lições com Bartimeu e o seu encontro com Jesus: 

1- A importância de clamar começou a clamar” (v.47) 
“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jeremias 33:3) 
Deus jamais despreza aquele que a ele clama. 
“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:7) 
O Senhor cuida daquele que a ele clama. 

2- Saber a quem clamar “Jesus, filho de Davi” (v.47) 
“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.” (Salmos 121:1,2) 
Só no Criador bendito podemos encontrar o verdadeiro socorro. 
“Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.” (Salmos 20:7) 
Nossa confiança não está nos recursos humanos, mas em Deus. 

3- Não se intimidar frente aos obstáculos “o repreendiam... mas ele clamava cada vez mais” (v.48) 
“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 8:35-39) 
Nada e nem ninguém pode nos privar do amor de Deus. 
“Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43:13) 
Ninguém pode parar o agir de Deus. 

4- Jesus para pra socorrer ao que clama “E Jesus, parando, disse que o chamassem” (v.49)  
“Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.” (Salmos 103:13) 
O nosso Deus é um pai amoroso que socorre aquele que a ele clama. 
“Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.” (Salmos 27:10) 
Quando não pudermos confiar mais em ninguém, podemos confiar no Senhor. 

5- A benção maior “e seguiu a Jesus pelo caminho” (v.52) 
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33) 
Mais importante do que receber a benção é receber o abençoador. 
“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” (1 Coríntios 15:19) 
Mais importante que a cura do corpo é a cura da alma. 

Conclusão: Bartimeu aproveitou ao máximo o seu encontro com Cristo e foi ricamente abençoado. Sigamos pois o seu exemplo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário