sexta-feira, 24 de outubro de 2025

A santificação do homem cristão em tempos modernos

 A santificação do homem cristão em tempos modernos


Introdução: Em um mundo cada vez mais secularizado, individualista e com valores morais relativos, o chamado à santificação se torna um desafio ainda maior para o cristão. A santidade bíblica não é um conceito ultrapassado, mas sim um estilo de vida que nos separa do pecado e nos aproxima de Deus, tornando-nos mais parecidos com Cristo. É um processo contínuo que abrange todas as áreas da vida. Vejamos a seguir verdades que a Bíblia nos traz sobre a nossa santificação:


1- A santificação sempre foi o desejo de Deus para os seus servos:


E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus.” (Levítico 20:26)


Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:15,16)


Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.” (1 Tessalonicenses 4:3-5)


2- Como obter a santificação:


Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” (Salmos 119:9)


Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmos 119:11)


"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17)


3- Qual o resultado da santificação:


Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.” (Salmos 84:11)


Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” (Hebreus 12:14)


Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.” (Romanos 6:22)


4- A urgência da santificação:


Portanto, meus amados, como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor; ” (Filipenses 2:12)


Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” (2 Coríntios 7:1)


Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.” (Eclesiastes 9:8)


Conclusão: Precisamos entender que a santificação sempre foi o desejo de Deus para nós, por isto ele nos proporcionou uma fonte onde podemos obtê-la: a sua bendita Palavra. Quando entendemos a urgência de buscarmos a santificação colhemos os seus benefícios, tanto nesta vida como na vindoura.

sexta-feira, 14 de março de 2025

Medo e coragem à luz da Bíblia

 Medo e coragem à luz da Bíblia

O medo é um mecanismo natural do ser humano que serve como mecanismo de defesa, mas quando em excesso passa a ser empecilho para as nossas vidas. A Palavra de Deus é repleta de expressões como “não temas”, nos mostrando que em Deus podemos vencer o poder do medo e viver de forma corajosa.



- A voz de Deus no diz para não temer:



Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas.” (Lamentações 3:57)



Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10)



Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.” (Rm 8.15)



Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” (2Tm 1.7)



Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier. Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados.” (Provérbios 3:25,26)



E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste.” (Dn 10:19)



- Em Deus o medo pode ser vencido:



Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,” (Salmos 91:1,5)



Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou. Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.” (Salmos 3:5-6)



“ O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?” (Salmos 27.1)



No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” (1 João 4:18)



Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)



Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Js 1.9)



- O único temor que temos que ter de fato é o temor a Deus (este temor não é medo, mas respeito)



De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.” (Eclesiastes 12:13)



Tema toda a terra ao Senhor; temam-no todos os moradores do mundo.” (Salmos 33:8)



O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Pv 1.7)



Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre.” (Deuteronômio 5:29)



E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” (Mateus 10:28)



Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.” (Salmos 34:9)



Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer.” (Salmos 112:1)